Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Está acontecendo uma mudança de costumes nos últimos dias com relação aos meses de janeiro e fevereiro

03/02/2020 - 17h02min

Atualizada em 12/02/2020 - 17h03min

Há 20 anos, janeiro e fevereiro eram meses de praia e férias. O lugar-comum era de que o país começava a normalizar só depois do carnaval. Até lá quase nada funcionava. A Assembleia Legislativa parava 60 dias, o Poder Judiciário não funcionava, realmente o país só começava a funcionar depois do carnaval. Agora mudou, mesmo porque não se ouve mais falar disso. As férias dos Legislativos e Judiciário são só de 30 dias e depois tudo volta a funcionar. Até as férias escolares foram reduzidas. Praticamente tudo funciona normalmente.

COMPARAÇÃO

Há 20 anos o centro de Ivoti esvaziava nos meses de janeiro e fevereiro. Agora tudo parece que está normal. O movimento num sábado de manhã é igual ao de qualquer outro mês do ano. Quem sai na noite, também notou a mudança. Os bares, restaurantes e boates estão lotadas. A academia que frequento, no dia 6 de janeiro estava mais cheia do que em qualquer outro dia do ano. Janeiro e fevereiro não são mais como antes. Agora pode-se dizer que são meses como março a dezembro. As férias, quando quase tudo está parado, são só uns 15 dias, do Natal até lá pelo dia 10 de janeiro. Neste período se nota uma diferença. Os costumes mudam e o Brasil também mudou neste aspecto.

SEGURO

A criminalidade diminuiu cerca de 40% de um modo geral. Na semana passada saiu a notícia de que o roubo de veículos em Porto Alegre diminuiu 42%. Aqui é a mesma coisa. Ficamos mais civilizados. Como o seguro de um carro é calculado também levando em consideração o número de roubos de veículos, porque as seguradoras até agora não diminuíram o preço do seguro? A queda de roubos é uma realidade e o seguro já podia ter baixado, na medida que um eventual prejuízo da seguradora por indenização de roubo de veículos diminuiu bastante.

MOTIVOS

A vida dos bandidos ficou mais difícil a partir do momento em que a tecnologia deu um salto. Hoje em dia existem câmeras de vídeo por todos os lugares. Sempre tem uma câmera de vídeo que flagra a ação dos bandidos. Aqui em Ivoti, por exemplo, tem as câmeras instaladas pela Prefeitura. Quando elas não flagram um delito, tem as particulares. Quase todas as empresas, incluindo o comércio, tem alguma câmera de vídeo. Aqui em Ivoti a polícia sabe quando um determinado carro entrou na cidade e o horário em que saiu. Depois tem os grupos de whats. Bairros inteiros já se mobilizaram e os moradores participam de grupos de whats incluindo a polícia. Foi assim que o assalto à residência no bairro Jardim de Alto possibilitou a pronta ação da polícia que pegou os bandidos. A polícia viu as conversas no grupo de whats e agiu rápido.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.