Panela de Pressão
Ivoti: 10%, Covid, CEPA, Kerb, ciclovia
Panela de Pressão
Raul Petry – [email protected]
10%
Segundo levantamento das entidades comerciais, o Natal teve um incremento de 10% nas vendas comparado ao ano passado. Parece pouco mas não é. 10% é um baita incremento, levando-se em consideração que no ano passado a Covid também estava controlada. Não tanto quanto agora, mas o comércio estava se recuperando. De qualquer forma, pouco ou muito, a verdade é que se vendeu mais, o que sempre é bom.
COVID
Segundo estimativas das próprias autoridades públicas, a Covid está controlada e não existe nenhuma expectativa de haver um recrudescimento da incidência de casos. Em Ivoti poucos morreram neste segundo semestre. Na semana passada houve vários dias em que não se constatou nenhum caso. O último que morreu de Covid não estava vacinado. Não se vacinar é arriscado. A pessoa arrisca a vida e a dos outros também. Não quer dizer que quem se vacinou não vai pegar a Covid. Até pode haver a transmissão. No entanto, os sintomas não existem ou são mais brandos e dificilmente alguém vai morrer por não ter se vacinado.
CEPA
Com relação a nova variante da Covid, a imprensa alardeia mais do que o que realmente existe. A nova variante com aquele nome estranho até pode transmitir mais, mas seus sintomas são mais brandos. Quando isto acontece a pandemia está indo para o fim. O vírus deixa de ser mais letal para se tornar menos letal. Isto porque ele não tem mais como transmitir em grande escala e nem de se tornar mais agressivo. A vacina finalmente faz efeito. E o mais importante é o fato das pessoas não falarem mais no coronavírus. Parece que ele está sendo esquecido. Não é mais assunto nas conversas entre pessoas. Não fosse o uso da máscara e nem se notaria mais a sua existência.
KERB
Com relação ao kerb foi explicado que a sua realização era praticamente impossível. Muitos reclamam da não realização do kerb. O prefeito Martin disse, no entanto, que dificilmente o Estado liberaria a realização do kerb com a presença de milhares de pessoas sem o uso da máscara. E como se controlaria o seu uso debaixo de um lonão e nas cercanias da Praça Concórdia. Não teria como. Vale lembrar que durante a realização da Feira das Flores, o uso da máscara ao entrar era obrigatória. Mesmo com todos os cuidados, houve denúncias com relação ao evento.
CICLOVIA
Pois no ano que vem Ivoti passará a ter uma ciclovia, que se estenderá do bairro Palmares até a Colônia Japonesa. A prática do ciclismo é um dos esportes que mais se expande. Todos os dias se vê pessoas pedalando por todos os cantos, principalmente nos fins de semana. E quando então tem um evento que diz respeito ao pedal, então se juntam facilmente centenas de pessoas. Elas vem de todos os cantos. É impressionante como se desenvolveu o uso de bike. É claro que a tecnologia ajudou a sua difusão, pois as marchas ajudam os ciclistas e subir morros que antes eram impensáveis. O uso de bike deverá crescer 10% nos próximos anos no Brasil dizem os estudos. Aqui em Ivoti tem duas lojas que vendem bike e acessórios. Quando se imaginaria uma coisa dessas.