Panela de Pressão

Ivoti: 100 dias, inédito, cassada, inovador, estradas e 400km

14/04/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

100 DIAS

Na última segunda-feira aconteceu o transcurso dos primeiros 100 dias da administração de Martin à frente da Prefeitura de Ivoti. No total ainda não completou um mandato inteiro. Foi reeleito de um mandato de apenas 3 anos depois de tudo que aconteceu.

INÉDITO

No último mandato, tivemos 3 prefeitos, algo inédito na história de Ivoti. Maria, Satoshi e, por fim, Martin. O atual prefeito assumiu no mês de dezembro daquele ano. E lembrar que Maria foi cassada por salvar vidas. Salvou duas de familiares de funcionários do Diário, que estavam “depositados” aqui mesmo em Ivoti sem conseguir leito para a realização de cirurgias do coração. Depois de mais de 5 anos, os dois estão vivos e muito bem de saúde. A mesma história que aconteceu agora com a Covid. Antes da Covid ninguém dava bola para a falta de leitos de UTI. A notícia tem séculos de vida. Nunca fizeram nada para termos UTI em quantidade suficiente para atender a demanda. Agora com a Covid virou um escândalo. Agora realmente tem uma diferença. Não teve UTI para pobres e ricos e aí virou notícia.

CASSADA

Pois bem, Maria arrumou leitos, não importa de que forma, e salvou duas vidas. Resultado: cassada. Os responsáveis pela falta de leitos andam por aí de nariz espevitado até hoje. Endividaram ainda mais o País no ano passado e na hora da necessidade de leitos em março ficaram quietinhos no seu canto e ninguém os chamou à responsabilidade.

INOVADOR

Mas voltando aos 100 dias do mandato do prefeito. O primeiro cheio, com começo, meio e fim. Falou ontem para o Diário e se saiu bem. Se saiu bem porque tem sobre o que falar. A sua administração apresenta algumas pequenas falhas onde está sendo negligente.

A maior parte dos problemas que enfrenta apresenta soluções. É inovador, o que é importante. Por exemplo: segundo Martin, 70% das consultas médicas são agendadas hoje pelo Whats. Trata-se de uma inovação, assim como tantas outras que estão acontecendo na sua gestão.

ESTRADAS

Olha, talvez as estradas do interior estão no seu melhor momento. Por aí se vê quão ruins eram antes. Agora tem menos estradas porque algumas foram pavimentadas. Segundo consta, temos ainda 38 quilômetros de estradas de chão batido. E desses, 50% estão em ótimo estado como tem que ser, 35% mais ou menos e os restantes 15% em péssimo estado. A pergunta que não quer calar: tem cabimento uma coisa dessas?

400 KM

Tem municípios na volta com 400 quilômetros de estradas de chão batido e estão muito melhores que os 38 de Ivoti. Elas são um tapete. É o mínimo que a Administração Municipal tem que proporcionar para os moradores de Ivoti. E não tem desculpa. Dinheiro tem, o que é o mais importante. Ivoti recebe 50% do pagamento do IPVA que pagamos e aqui vai uma sugestão.

Usem este dinheiro para arrumar as estradas. O que sobrar, gastem no que quiserem. O prefeito Martin tem um pequeno defeito. Defrontado com alguma reclamação, costuma primeiro tentar explicar o porquê. Não perca tempo com explicações e arregace as mangas.

Sair da versão mobile