Panela de Pressão

Ivoti: novidade, inovações, tempo, cultura, mudança, melhor/pior e 40 anos

15/04/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

NOVIDADE

Uma das novidades na Administração Municipal é o fato do morador poder marcar consulta por WhatsApp. Antes era obrigado a se dirigir à unidade de saúde mais próxima. Agora faz da sua cadeira de balanço de casa.

INOVAÇÕES

O prefeito de Ivoti, não por ser jovem, pois tem muito velho bem mais engajado nas tecnologias atuais do que muitos jovens. Mas o fato de ser jovem ajuda a se inserir na nova cultura que está em torno de nós e muitas vezes não enxergamos os avanços e ficamos presos ao passado. Não que o passado não presta, mas as tecnologias trouxeram muita coisa boa, bem como muita coisa ruim também.

TEMPO

O tempo não está passando muito mais rápido agora do que há 30 anos? Os dias passam voando, as horas muito mais ainda. Passa uma semana num piscar de olhos. Um mês também voa e quando nos damos conta estamos no próximo. Agora mesmo, no dia de hoje, se fizermos as contas estamos muito mais próximos da metade do ano, do que do seu início, que parece que foi ontem. Quando nos damos conta passou o ano. Tudo isso tem um motivo muito simples. Quantas horas por dia passamos na frente da telinha do celular? Não é mais tanto a tela da televisão.

CULTURA

<10>Este aparelhinho mudou o mundo literalmente. Porque as sociedades, outrora pontos de encontro de todos, ora para apreciar o bolão, ora para curtir a prática do tiro, ou só para vivenciar qualquer evento social. Era ali dentro das sociedades que passávamos um bom pedaço de nossas vidas. Hoje em dia elas não existem mais ou estão em processo acelerado de desaparecimento. Em Ivoti, ainda bem, a Prefeitura assumiu a Sociedade Concórdia. Caso contrário viraria em ruínas em poucos anos.

MUDANÇA

A mudança de cultura começou com o surgimento do celular e das redes sociais. Os jovens não querem mais saber das sociedades, de futebol, não querem mais saber de nada que se fazia antes. Eles passam a maior parte do tempo no celular. Esquecem-se que existe futebol, esquecem-se dos clubes. Os velhos que tocavam o barco vão morrendo e os novos não querem mais saber. Resultado: clubes sociais e clubes de futebol desaparecendo a olhos vistos.

MELHOR/PIOR

A vida não ficou nem melhor nem pior. Ela permanece igual e quem faz ela acontecer são as próprias pessoas. Quem tem bom humor continua com o bom humor. O aparelhinho não muda o caráter e personalidade das pessoas. O fato das coisas velhas ser substituídas por novidades que são muito mais apreciadas pelos jovens também é normal. O jovem é de outro tempo, não do nosso, que a seu modo, era muito bom e melhor do que o das gerações anteriores. Melhor no sentido dos progressos que a sociedade experimenta.

40 ANOS

Vocês sabiam que há 100 anos, em 1920, a expectativa de vida dos brasileiros era de apenas 40 anos. Em média, vivia-se só 40 anos. Hoje ela se aproxima dos 80 anos. Ou seja, vivemos o dobro do tempo. Não melhorou? Ainda na sexta-feira participei do `parabéns a você´ para a vizinha Alma Schallenberger. Ela comemorou a passagem dos 100 anos.

Sair da versão mobile