Panela de Pressão

Ivoti: garganteando, não entendo, novos, vamos lá, qual é

07/05/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

GARGANTEANDO

Estão garganteando por aí que o Brasil vacinou mais do que a Inglaterra em número de doses aplicadas. É verdade, mas temos 210 milhões de habitantes e a Inglaterra 80 milhões. Então, a Inglaterra vacinou mais em termos %. Em vacina o Brasil tem experiência e é bom. Por aqui funciona de tantas vacinas que aplicamos ao longo das décadas. Numa área em que não somos bons é na hora de fazer testes. Aí o furo é mais embaixo e o setor publico ficou devendo. Escaparam de fininho porque não temos o perfil de cobranças. Por que o mesmo pessoal que está vacinando não foi para a rua fazer testes em massa? Estrutura para vacinar tem, o que não tem é a vacina.

NÃO ENTENDO

Por que aplicar a primeira dose num ritmo bom e a segunda dose não se aplica mais. Estamos nos iludindo porque os idosos não estão vacinados se só tem a primeira dose. Não quero puxar a brasa para o meu lado, até porque tenho anticorpos, mas não seria de bom alvitre eliminar primeiro os velhos e livrá-los do mal do que vacinar outros grupos e ninguém tem a vacina completa? Tem explicações, mas é o tipo de explicação que explica, mas não justifica.

NOVOS

Os novos casos nas últimas 24 horas é de 11. Número bom, comparado com março, quando era 10 vezes maior. Anteontem foram 13 novos casos. Sexta, sábado e domingo foram 11 por dia. Portanto, média de 11,2 casos positivos por dia.

VAMOS LÁ!

Esta súplica é dirigida ao setor de turismo da Prefeitura de Ivoti. Precisamos urgentemente de mais um atrativo turístico, que possibilite as pessoas visitarem mais de um atrativo por dia. Até agora só temos um, o Buraco do Diabo. Digamos dois, pois o belvedere é lindo, bem pensado e existe porque alguém teve a ideia inicial de transformar a velha escadaria que encurtava o caminho para o Buraco do Diabo num atrativo turístico com pouco dinheiro. Agora está surgindo a ideia. O grande problema é os políticos incorporá-la.

QUAL É!

A ideia é transformar a antiga pedreira para quem desce para o Buraco do Diabo pela extensão da rua Garibaldi, onde fica a Brigada Militar. Ali antigamente tinha uma pedreira na descida. Por ali se vai para o Buraco do Diabo ou para Lindolfo Collor também. A pedreira deixou um  barranco de 30 metros. E por ele escorre uma queda de água quando chove. Transformar o local num atrativo turístico não é difícil tampouco caro. A água não é perene, a queda só existe quando chove. Nos outros dias a Prefeitura pode colocar uma bomba para transforma a queda numa cascata artificial. Quando chove fica por conta da chuva. Bota ainda um Deck, uma cervejaria, uma escadaria para subir ou descer, com mato ao redor. Asfalta o trecho e o local será o segundo lugar mais visitado de Ivoti. De quebra, a vista panorâmica dali é sensacional, pois se avista uma cadeia de montanhas ao fundo na direção oeste. Mãos a obra. O projeto pode estar pronto ainda este ano.

Sair da versão mobile