Panela de Pressão

Ivoti: 39, teste, pagamento, aulas e ativismo

24/03/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net
39

Realmente este mês de março está sendo cruel para a população por causa da Covid-19. Aqui em Ivoti morreram dois por dia desde a semana passada. Eram 33 e agora estamos com 39 mortos. Olhando por este aspecto, assusta. Por outro lado os negócios em termos de comércio, salões de beleza, academias, reabriram, porque não podiam ficar fechados mesmo. Nâo tem explicação porque o comércio não aumenta nem diminui a ocorrência de Covid no município e em lugar algum. O que se temia no ano passado e não ocorreu acaba de ocorrer agora neste ano, quando todos nós pensávamos que estaríamos livres da pandemia.

TESTE

Aquelas pessoas que estão em dúvida e preocupadas em pegar o vírus tem uma solução simples. É claro que vai ter que botar a mão no bolso, porque a Prefeitura ou qualquer esfera de governo não ajuda. Faz um teste rápido, aquele de sangue, que o resultado sai em 15 minutos e te dá o resultado se você já pegou o vírus ou não. Se o resultado for positivo, pode vibrar como se o seu time tivesse feito um gol. Neste caso você já pegou o vírus e não pegará mais, pois estará com anticorpos. Comigo aconteceu isso. Na segunda-feira até fui na academia porque estava tranquilo que não pegaria mais Covid. E tive a doença sem saber. Fui um dos 80% de assintomáticos que nem sabem que já pegaram e continuam preocupados achando que a qualquer hora podem pegar.

PAGAMENTO

O único problema é o pagamento do teste. Eu paguei R$ 119,00 e muita gente não tem condições. Este teste tinha que ser disponibilizado pelo poder público. No entanto, podem perder as esperanças de que isto jamais acontecerá. Segundo o protocolo, o teste somente é feito para pessoas que apresentam sintomas (pelo menos dois) e o resultado só sai em 10 dias. Uma funcionária daqui disse que o seu teste foi mandado para São Paulo e o resultado somente veio em 10 dias.

AULAS

E as aulas não começam? O Supremo proibiu em mais uma dessas decisões de ingerência em assuntos de outros poderes. Porque não podemos ter aulas se tudo funciona normalmente. Cumprindo os requisitos sanitários não tem porque não ter aulas. As crianças devem estar ansiosas em ir para a aula e não deixam, embora as autoridades da área da educação sejam em sua grande maioria favoráveis as aulas.

ATIVISMO

Não sei porque, mas o Poder Judiciário não tentou derrubar a decisão de Leite de abrandar as condições de trabalho deixando para os municípios reduzir para a bandeira vermelha o que para o Estado continua preta. Não sei se tem a ver, mas se proibiram as aulas porque não iriam proibir o funcionamento do comércio também? É que aconteceria uma grande desobediência civil. Os lojistas estavam dispostos a abrir a qualquer custo nem que para tanto fosse necessário enfrentar decisão da Justiça. Era quase que uma questão de vida ou morte. Ninguém mais aguenta ficar com as portas fechadas diante do risco de quebradeira generalizada.

Sair da versão mobile