Panela de Pressão

Ivoti: 4 milhões, 900 milhões, 135 milhões, 1 milhão, 1 milhão,

06/08/2021 - 06h00min

Panela de Pressão
Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

4 MILHÕES

A Prefeitura de Ivoti está investindo quase 4 milhões de reais no asfaltamento de ruas da cidade. Trata-se de um investimento de porte, que merece ser olhado de perto, principalmente porque o recurso é próprio. Ou seja, dinheiro nosso que, uma grande parte dele, viajou para Porto Alegre ou Brasília e retornou para os cofres públicos em forma de migalhas. Todavia, é recurso do próprio orçamento de Ivoti, já que o dinheiro do FPM e ICMS, além de outros títulos foi embora e a parte que volta faz parte do orçamento do município.

900 MILHÕES

Vale lembrar que o nosso PIB é de 900 milhões. Ou seja, tudo que produzimos soma 900 milhões. Acho que neste ano deve chegar perto de 1 bi, a menos que a Covid atrapalhe. Um par de sapatos, um tênis, uma carga de brita, ou simplesmente terra, uma borracharia que conserta pneus, o sujeito que ergue um prédio, empresas que fabricam esquadrias, a tudo que se produz é atribuído o valor de mercado que no final das contas é somado e resulta no total do PIB. Mesmo o sujeito que dá aulas particulares e cobra pelo serviço faz parte do PIB. O cabeleireiro que corta cabelo. Ele produz riqueza porque vive disso e cobra pelo serviço que presta. É uma soma complexa mas que resulta no final das contas no PIB. Este ano vamos produzir 5 ou 6% mais do que no ano passado.

135 MILHÕES

Pois bem, cerca de 15% dos 900 milhões que produzimos acaba nos cofres da Prefeitura. E metade deste dinheiro todo é investido em duas pastas, a Educação e a Saúde. A propósito, a Saúde de Ivoti é boa e a Educação também. Uma pergunta que não quer calar: afinal, as aulas presenciais já voltaram. Se a resposta é não, não se sabe porque.

1 MILHÃO

Do orçamento do município, na minha opinião 1 milhão por ano tem que ser investido na duplicação da Castro Alves. Esta obra está pedindo para ser feita, é urgente se tomar uma atitude, não podemos no futuro ter uma cidade que não tem uma via decente de escoamento, já que Ivoti é passagem de uma estrada estadual cujos caminhões pesados são obrigados a passar pelo centro porque não tem outra opção.

1 MILHÃO

O outro 1 milhão tem que ser investido por ano no Núcleo de Casas de Enxaimel. Transformar o Buraco do Diabo num marco do nosso turismo. Se fizemos parte da Rota Romântica, que façamos jus por isso. A Rota Romântica é charmosa, com belezas naturais exuberantes e tem um patrimônio arquitetônico e cultural mais exuberante ainda. Pode investir também em outros espaços, mas não mexe neste 1 milhão que tem que ser destinado para o Buraco do Diabo. Isto inclui também a canalização do Rio Feitoria para acabar com as enchentes. O Buraco do Diabo é o nosso grande troféu turístico e o resto é bobagem. Não podemos esperar. Nem a duplicação da Castro Alves, tampouco grandes investimentos no Buraco do Diabo se fazem necessário. Universalização da internet no Buraco é urgente. As vezes têm que se catar sinal de internet como se tenta pegar mosquito. Minha participação para o início dos debates sobre a IVOTI100 está registrada aqui.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário