Panela de Pressão

Ivoti: obras, projeto e contratações

15/06/2021 - 06h00min

Atualizada em 15/06/2021 - 10h21min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

OBRAS

A Prefeitura de Ivoti continua fazendo obras, mas são aquelas pequenas de menor impacto. O que precisamos, também, são obras de maior relevância, aquelas que mudam a paisagem de uma cidade. Obras viárias, por exemplo. Estou insistindo na duplicação da Av. Castro Alves, a única verdadeiramente paralela a Av. Presidente Lucena e que desafoga realmente o tráfego de veículos do centro. Ainda não está se prestando para isso por causa de sua péssima qualidade. No entanto, vai chegar o dia em que a duplicação precisará acontecer. Não podemos permitir que a cidade cresça e fiquemos eternamente dependendo de uma via importante como essa sem a sua duplicação. O prefeito tem que mandar fazer um projeto de sua duplicação e depois a sociedade mesmo debate em torno do assunto. Uma vez um prefeito tentou duplicar a Av. Presidente Lucena no centro. Ainda bem que o projeto não saiu do papel. Contudo, as árvores que haviam ele cortou todas. Naquela época bastava pegar um serrote e botar tudo abaixo que não havia órgão ambiental que impedisse a determinação de um homem. Nem a população era ouvida. O prefeito tinha poderes infinitos para fazer o que bem entendesse. Hoje tudo mudou. Não sei se para melhor ou pior.

 

PROJETO

Como para tudo na vida se precisa de projeto, o município necessita de um projeto para saber como ficaria a Castro Alves e qual o seu custo de implementação. Não podemos permitir que uma passagem importante como a VRS-865, que liga Ivoti a Picada Café e a serra, fique dependendo para sempre de um trecho de péssima qualidade como esse. Precisamos oferecer para a população de Ivoti e as pessoas que passam por aqui algo de melhor qualidade. Não sei o que se passa na cabeça de nossos governantes em relutar tanto para a elaboração de um projeto de engenharia capaz de nos dar o norte quanto a duplicação da Castro Alves. Uma vez o projeto pronto ninguém mais segura esta obra tão importante. É preciso ver para crer. Imaginem, então, a maquete pronta. Chego a ter água na boca. Só sei de uma coisa: Ivoti merece.

 

CONTRATAÇÕES

Está todo mundo feliz com a reação da economia depois do aperto que foi o auge da Covid-19. Em Ivoti até carros de som rodam pelas ruas para procurar pessoal que queira trabalhar. E está difícil de achar. Só assim é que os salários crescem. É a falta de mão de obra e as fábricas abarrotadas de pedidos que fazem com que os salários aumentem. É a lei da oferta e da procura. Imaginem se as empresas não estivessem com a corda no pescoço com tantos impostos para pagar. Se a carga tributária fosse menor este dinheiro que é carreado para o governo ficaria girando na economia. Seria uma maravilha e todos ganhariam. Parando na mão do governo a metade vai fora com despesas desnecessárias principalmente excesso de funcionários. Outro dia saiu a notícia de que 90% do orçamento das Universidades Federais é composto de salários.

Sair da versão mobile