Panela de Pressão

Ivoti: outra coisa, obrigação, população, dois lados, aberrações

17/09/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

OUTRA COISA

Você andar pela cidade de Ivoti nestas últimas semanas é outra coisa. Você anda, na maioria das ruas, em asfalto de boa qualidade e novo. O carro desliza pelo asfalto, parece um tapete. Parece mentira. A maioria das ruas de nossas cidades tem pavimentação de péssima qualidade. Ou você anda na poeira, ou anda em pavimentação com pedra irregular ou outra qualquer, mas a qualidade via de regra é muito ruim. Em Ivoti melhorou muito. Esta última etapa de asfaltamento de ruas da cidade deixou muita gente com o queixo caído, sem acreditar no que estava vendo. E pelo jeito vai vir mais uma etapa de asfaltamento digamos “em massa”. O que estava acontecendo nos últimos anos. Para acontecer o asfaltamento de uma rua ou estrada só com o repasse de um deputado federal. Por exemplo, 48 Alta contou com recursos federais. A Prefeitura bancar, fazer com o próprio dinheiro e na quantidade de ruas que foram asfaltadas numa tacada, é muito raro. Parabéns à administração municipal.

OBRIGAÇÃO

Teve um sujeito que disse que a administração municipal não está fazendo nada além de sua obrigação. É que normalmente é feito muito menos do que o básico e, quando alguém faz um pouco mais do que o normal, chama a atenção. Outros prefeitos se esqueceram de fazer obras viárias, que começaram a ser feitas por deputados amigos, o que é uma verdadeira aberração. O nosso dinheiro vai para Brasília e aí os deputados fazem obras pela cidade. Outro dia Marcel construiu toda uma ala do hospital de Dois Irmãos. Não dá para deixar de pegar, mas que este é um dos absurdos que existem pelo país, disso não tenho dúvida.

POPULAÇÃO

Muito se discute se Ivoti é uma cidade-dormitório ou não. Só pode, pelo crescimento da população, que não é condizente com o crescimento econômico. Ivoti cresceu nada mais nada menos do que 26% nos últimos 10 anos, contra 21 e 20 de Dois Irmãos e Estância Velha, respectivamente. É muita coisa. É visível e indiscutível que Dois Irmãos gerou muito mais empregos neste interregno de tempo e, embora em números absolutos, tenha crescido um pouco mais que Ivoti, o que importa e se olha é o percentual de crescimento. Isto só responde a pergunta instigante que Ivoti é uma cidade-dormitório.

DOIS LADOS

Aí tem os dois lados. Por um lado é bom, as pessoas querem morar em Ivoti e não importa se trabalham na redondeza ou não. Muitos apartamentos de boa qualidade são comprados por pessoas que vem morar em Ivoti e nem sonham em trabalhar aqui. E é lógico que estas pessoas são bem vindas. Ivoti as recebe de braços abertos. De qualquer maneira precisamos gerar mais e bons empregos. E estes empregos estão na indústria, nem tanto no setor de serviços que mais cresce.

ABERRAÇÕES

Graças a Deus não se ouve mais aberrações no setor público com relação a abertura de empresas. Lembram-se quando fiscal da Prefeitura foi fechar empresa porque faltava uma coisinha aqui outra lá. E levava até a polícia junto. Estes absurdos pelo jeito não existem mais. Vamos crescer e o Ivoti100 vai dizer como isto será feito da melhor forma possível.

Sair da versão mobile