Panela de Pressão
Ivoti:Ivoti100, participação, sensação, CEI
Panela Pressão
Raul Petry – colunistas@odiario.net
IVOTI100
O projeto Ivoti100 continua sua marcha e deverá chegar a bom termo. ´Trata-se de um projeto ambicioso, que vai dizer como será a Ivoti quando completar 100 anos. Portanto, é de longuíssimo prazo. Isto não quer dizer que lá diante se possa fazer outros tipos de planejamento para curto e médio prazo, sem mexer na estrutura do Ivoti100. Aí não se mexe. Mas e aquelas questões que o Ivoti100 não contemplará e que surgirão com as mudanças dos tempos cada vez mais rapidamente? O mundo muda muito rápido, num piscar de olhos desaparecem profissões e surgem novas. Num piscar de olhos surgem novos tipos de negócios e desaparecem outros. A velocidade das coisas realmente assusta. Ainda no começo da década de 90, portanto há apenas 30 anos, o celular não existia. Surgiam na época aqueles tijolos que pesavam meio quilo e que só se prestavam para ligações telefônicas. Hoje nossa vida está toda ali dentro e o celular só não se presta para poucas coisas. Por um lado é bom, por outro é ruim. No entanto, temos que aprender a conviver com ele, extrair o que tem de bom e deixar de lado cada vez que ele interfere demais no nosso cotidiano. Tem momentos em que devemos nos desligar do celular para não pirar.
PARTICIPAÇÃO
Confesso que não estou participando da elaboração do Ivoti100 por absoluta falta de tempo. Estou focado em projetos pessoais e profissionais e não me sobra mais tempo algum para dar a minha contribuição. O que tinha para fazer já fiz. Há tempos que cobro de nossas autoridades um planejamento estratégico de curto e médio prazos. O Ivoti100 é de longo prazo. Precisamos saber para onde caminhamos. O Ivoti100 foi uma surpresa, talvez a melhor que surgiu neste ano de 2021. A pior coisa deste ano foi a Covid. E a melhor, a iminente derrota da Covid e o surgimento do Ivoti100.
SENSAÇÃO
A gente tem a sensação de que Ivoti começou a se mexer de uma vez por todas. Vários loteamentos sendo implantados, mais de uma dezena de prédios em construção, a noite também se agitou com o surgimento de novas casas pela cidade toda especialmente no entorno do Bar do Gordo, como a Toro, Deck 93, Hamburgueria, Cachaçaria Bockorny, a Adoma no Núcleo de Casas Enxaimel. A propósito, a reforma do prédio feito pela Adoma chama a atenção de muita gente, principalmente aqueles que visitam o local pela primeira vez e se espantam com a beleza daquela reforma. Sem esquecer a Leben Haus, uma casa linda e aconchegante que veio a se somar ao número crescente de empreendimentos novos surgindo na cidade.
CEI
Por outro lado, está em construção o Centro Esportivo Ivoti, um empreendimento que terá canchas de futebol sete oficiais e não só isso. Terá outros espaços ainda. Quem viu o projeto se espanta com o tamanho e qualidade do empreendimento, cuja inauguração está prevista para este ano ainda. Portanto, são obras e inaugurações por todos os lados. Finalmente Ivoti se mexe. Mas ainda há reclamações sobre a demora para liberar projetos.