Panela de Pressão
Ivoti: abalos, ração, posto, fechamento, curiosidade
Raul Petry – coluniostas@odiario.net
ABALOS
A população de Ivoti foi abalada nos últimos dias por duas situações inesperadas. A primeira já foi bastante debatida nos veículos do Diário desde o final de semana. Trata-se da venda da Hercosul para o Grupo BRF, antigas Perdigão e Sadia. Quem não vai em supermercado e não encontra os embutidos, salsichas e tudo que estas duas empresas produzem. Seus nomes desapareceram do noticiário porque, de uns tempos para cá, virou BRF. No entanto, no interior principalmente da região sul, Perdigão e Sadia são associadas a produção de carne de frango, porco e derivados.
RAÇÃO
Agora não mais só carne de porco e frango. Agora também ração para cães e gatos. Este capítulo agora é página virada. Só falta mesmo o Cade aprovar a transação que tudo estará liquidado. O Cade é o órgão do governo que existe para evitar que se formem oligopólios e até monopólios. Na iniciativa privada não pode, só pode quando se trata da Petrobras. E todos nós sabemos o mal que faz para o cidadão quando se formem este tipo de conglomerado econômico. O Cade, na prática, só chancela. Nos outros países é diferente.
POSTO
Por falar em combustíveis, a notícia desta semana é o fechamento do maior posto de gasolina da região. O posto Socaltur já foi tido e havido como o maior em área construída de zonas urbanas do Estado. Nas estradas têm maiores, mas não dentro de qualquer cidade. Pois agora, este posto de gasolina tão ligado ao município de Ivoti vai virar pó. Será implodido e o setor imobiliário vai se apoderar do terreno. A especulação imobiliária está de vento em popa, desde que os juros pagos pelos bancos não compensam mais deixar dinheiro hibernando no mercado financeiro. Ele está indo para a economia, para os negócios, o que é muito bom.
FECHAMENTO
Ao contrário da Hercosul, que só foi vendida e continua lá produzindo ração animal, o posto Socaltur e o seu entorno serão fechados e ali vai surgir outro tipo de atividade. O ponto comercial é o principal de Ivoti. Não tem terreno mais valorizado do que aquele, por sua posição estratégica. Ali passa grande parte do movimento de veículos da cidade. Portanto, muita gente de olho. Tanto que o negócio saiu e terceiros compraram a área para pagar a concordata da Socaltur. O terreno é tão valioso que todos os credores serão ressarcidos e ainda sobrará dinheiro. O desfecho de outras concordatas geralmente é diferente. No caso da Socaltur, o que vale é o terreno, a sua localização estratégica. O que está erguido ali não importa, vai virar pó. O que importa é o valor comercial do terreno.
CURIOSIDADE
A curiosidade do povo é muito grande. Só que ninguém sabe mesmo o que vai acontecer ali. Sabe-se que grandes investidores da cidade compraram a Socaltur. Mas quem é afinal de contas. Dois nomes fortes são os favoritos nas bolsas de apostas. E eles correm parelho. As filtragens foram feitas e cada um tem 50% de chances de ser o futuro dono daquela área. Nos próximos dias saberemos.