Panela de Pressão

Ivoti: acidentes, turismo, ação, passos, Colônia Japonesa, sacada, invisível, sentado

05/05/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ACIDENTES

A vida pós-Covid parece que já começou e tudo volta à rotina de antes. A criminalidade, os acidentes de trânsito, tudo diminuiu neste último ano de vida em meio ao corona. Agora as pessoas começaram a ter uma noção de que a vacina vai mesmo resolver o problema e tudo volta ao normal. Dois acidentes feios em Ivoti na madrugada de hoje. Sinal de que as coisas voltaram ao normal. Fevereiro, março e abril foram embora e os indicadores retornaram. Com exceção do assaltante de padarias que agiu em meio à academia aproveitando-se do uso da máscara para disfarçar a sua identidade.

TURISMO

Ivoti já teve Secretaria do Turismo. Nos últimos governos ela foi extinta e ficou como departamento. Nada mais certo. Para que uma Secretaria do Turismo para nada. O secretário e tudo sem fazer quase nada, só pegar o salário no final do mês. O que é o nosso turismo? Até agora quase nada. As pessoas vão para a serra onde realmente tem atrações turísticas. Onde realmente a vocação turística é a marca daquelas cidades. Até aí tudo muito certo. Mas pergunto, o que se faz mesmo para incentivar e criar condições turísticas?

AÇÃO

O que falta é ação. Bike é um dos esportes dos dias de hoje. Alguém da Prefeitura já se lembrou de idealizar um trajeto aqui dentro de Ivoti? Com atrações ao longo do trajeto para os bicicleteiros? As Prefeituras de um modo geral nem preservam as placas da Ciclovia da Rota longe do mato. A maioria delas está mergulhada no mato e muitas nem se enxerga. O descaso e incompetência é algo muito sério em todos os municípios de um modo geral.

PASSOS

Alguns passos são dados e se deve reconhecer que a administração do atual prefeito tem dado passos mais efetivos, mais longos em direção ao turismo. No Buraco do Diabo, o Núcleo avança em melhorias a olhos vistos. No entanto, ainda é pouco. Precisamos mais e com mais velocidade. Tudo é muito demorado.

COLÔNIA JAPONESA

Martin pretende criar talvez ainda neste ano uma festa na Colônia Japonesa. Grande sacada. Este é o lugar que pode atrair muita gente numa festa. E tem tudo, lugar bonito, espaço. A propósito, tinha tudo menos uma ideia neste sentido. Agora tem. Parabéns!

SACADA

Mas tem uma outra sacada que tem que se olhar com carinho. Existe um roteiro perto do Centro que pode dar caldo. Sugiro que a Prefeitura asfalte a descida para o Thol, como se chamava antigamente, que começa 50 metros depois da Brigada Militar, passa pelo Curtume Dillenburg e sai no Buraco do Diabo. Esta volta deve ter uns 3 km de extensão de chão batido.

INVISÍVEL

O que tem ali que ninguém enxerga? Uma queda de água de cerca de 20 metros ou mais, mas que só existe quando chove. Depois seca. Mas é linda. Por que não transformar o entorno no meio da descida numa atração turística? Tem a queda de água que pode ser artificial quando não chove. Põe ali um deck, restaurante, uma choperia. Tem espaço para várias coisas, até para estacionamento. E mato virgem ao redor. Bota uma escadaria e o deck lá em cima, com uma vista sensacional.

SENTADO

Vou esperar sentado alguém se mexer. Assim teríamos dois atrativos turísticos. O Núcleo e a cascata do Thol. Uma perto da outra. As pessoas podiam ir de um ponto para outro com 2 km de distância um do outro. Vamos dar uma olhada nisso.

Sair da versão mobile