Panela de Pressão

Ivoti: aniversário, 100 anos, louvados, este ano, cachaça

22/10/2021 - 06h00min

Atualizada em 22/10/2021 - 16h31min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ANIVERSÁRIO

Nesta semana Ivoti completou 57 anos de emancipação política. Trata-se de uma data importante, tanto que um dos quatro feriados municipais que os municípios podem ter, é este 19 de outubro, data em que foi realizado o plebiscito para a emancipação de Ivoti. E tinha gente, muita gente, trabalhando contra a emancipação. Queriam que Ivoti ficasse pertencendo a Estância Velha. Décadas antes, Ivoti era maior que Estância Velha, quando ambos os distritos pertenciam a São Leopoldo.

100 ANOS

Realmente faz um pouco de sentido o fato de alguns críticos do projeto IVOTI100 alegarem que o projeto tinha que contemplar um período mais curto e não longos 43 anos. Em primeiro lugar, críticos sempre vai ter. Tem um ditado que diz que toda a unanimidade é burra. Não existe unanimidade e, quando ela acontece, é porque alguma coisa está errada. Estamos falando de seres humanos e cada um é diferente do outro. Você não muda uma pessoa. Ela é o que é e sempre será. O máximo que se pode fazer é convencer alguém em melhorar ou até piorar. Em mudar a ponto de se convencer que aquele assunto específico é melhor assim e não como ela pensa. Mas a essência da pessoa é a sua essência desde que nasceu e até o dia em que ela morrer.

LOUVADOS

O que se pode dizer é que os munícipes que tomaram a iniciativa de lançar e levar adiante o projeto IVOTI100 merecem todos os elogios. Precisamos ter um norte, nem que seja até o ano do centenário do município. Depois de pronto são outros quinhentos. Pode-se depois até elaborar um intermediário que contemple um período de tempo menor. Tudo é possível, mas o projeto IVOTI100 ninguém muda. Foi concebido e será levado adiante. E é importantíssimo para o município. O que mais falta de um modo geral em nossos municípios é planejamento. Geralmente os políticos pensam até a próxima eleição e se esquecem das próximas gerações. Conheci apenas um prefeito que foi estadista e pensou no futuro do seu município. Presidente Lucena é o que é hoje graças a ele. Não fosse Antonio Nilo Hansen e a rua Presidente Lucena teria para sempre 9 metros de largura e não 12 metros. Não fosse ele e não existiria aquela área que hoje tem mais que 10 hectares e onde ficam todos os órgãos públicos e, de quebra, vai virar um parque municipal dos mais lindos. IVOTI100 é um pouco disso e com outra concepção.

ESTE ANO

Gostaria de ver ainda este ano por parte da municipalidade uma iniciativa concreta parecida com a de Nilo Hansen em Presidente Lucena. Ivoti precisa muito disso e só o prefeito pode fazer isso. Senão ficaremos capengas para o resto da vida. Se ele não fizer a sua parte, o IVOTI100 ficará que nem um pato manco. Escrevo aqui toda hora sobre isso e não preciso ser repetitivo de novo.

CACHAÇA

Temos, para início de conversa, duas cachaçarias na cidade que são digamos top no seu ramo. Uma ganhou novamente vários prêmios nos últimos dias e a outra tem degustação de cachaça sábados de tarde num prédio majestoso. Não precisa dizer mais nada para no ano que vem sair a Festa da Cachaça no Núcleo. É só escolher a data que o resto a gente faz.

Sair da versão mobile