Panela de Pressão

Ivoti: asfalto, sonho, gosto, cidade histórica

10/08/2021 - 06h00min

Atualizada em 10/08/2021 - 10h55min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ASFALTO

Neste momento Ivoti está mergulhada num mar de asfalto. Você passa por uma rua num determinado dia e no dia seguinte você acha que aconteceu um milagre. Esta mesma rua, que antes era um monte de remendo de asfalto deteriorado, agora está lisa como uma superfície de papel. Vale lembrar que muito asfalto está deteriorado com uma buraqueira só em muitas ruas. Virou um queijo suíço. Porque isto aconteceu? Simplesmente porque fizeram porcaria. A maior delas geralmente é quando o asfalto é para ter 5 cm de espessura e botam 2,5 cm por exemplo. É claro que só vai durar a metade do tempo. Na Alemanha fiquei sabendo outro dia que a espessura de qualquer asfalto é regulado pela sua qualidade. Pode ir de 2,5 a 10 cm. Aqui metem asfalto ruim em 2,5 cm. É claro que em dois anos – se muito – vira um queijo suíço. Este asfalto que estão botando aí é a princípio de boa qualidade. Aí não importa tanto a espessura.

SONHO

O que a administração municipal está fazendo podia ser de dois em dois anos. Isto se não houvesse a predisposição da classe política em tirar o dinheiro das obras e metê-lo em outras coisas que em 99% dos casos é desperdício puro. Este é a diferença entre um país rico e um pobre como o nosso. Na Alemanha ficamos 15 dias circulando e muitas vezes em cidades muito pequenas e não vimos a cor da poeira. Tudo é asfalto. Lá a classe política e a sociedade destinam só o suficiente do dinheiro dos impostos para realizar alguma obra ou serviço. Se você tirar do desperdício e colocar tudo naquilo que interessa, viramos um país rico da noite para o dia.

GOSTO

Para mim é um sonho andar por Ivoti e topar com asfalto novo em quase 30 ruas. Sinto-me num país de primeiro mundo. Desta vez não dependemos de deputado que asfalta determinada rua com dinheiro nosso lá em Brasília, que ele pega e traz de volta umas migalhas. É dinheiro do orçamento do município. O jogo é atrair dinheiro de fora também, já que eles ficam com 85% do orçamento. No entanto, vamos usar o nosso dinheiro, do orçamento do município, para fazer as principais obras que precisamos. E juntar tudo que podemos atrair de fora. As duas coisas juntas possibilitarão o asfalto das ruas da cidade, a duplicação da Av.Castro Alves e destinar 1 milhão para o Buraco do Diabo.

CIDADE HISTÓRICA

Não desisti da ideia de se criar uma cidade histórica no Buraco do Diabo. Juntar ali em duas quadras, todas as casas antigas que nossos ancestrais nos legaram. Pega-se as 50 mais representativas e se reconstrói lá. Não custa caro e se trata de um investimento que dará retorno. Aposto que não terá fim de semana em que a cidade histórica não lotará. E será o diferencial para todas as outras cidades da Rota Romântica. Temos que pensar alto e depois baixar a poeira quando estivermos diante da realidade. Tudo começa com um sonho. Se ele vai se tornar realidade são outros quinhentos. Alguém tem que sonhar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário