Panela de Pressão

Ivoti: atestados, médico, 38 anos, testemunho, veranico, esportes

13/07/2021 - 06h00min

Atualizada em 13/07/2021 - 09h50min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ATESTADOS

O setor público gosta de abusar das empresas. As pessoas suspeitas de ter Covid recebiam invariavelmente 10 dias de atestado. Mais da metade recebem o resultado dos testes uma semana depois e não tem nada. Agora começam a aparecer atestados de 13 dias. Quer dizer, o sujeito pode ter uma simples gripe e ficar 13 dias em casa. Todo mundo sabe que, com doença não se brinca, nem mesmo com gripe. No entanto, porque não continuar dando os 10 dias de atestado que, na esmagadora maioria das vezes, é mais do que suficiente para alguém se recuperar, ainda mais se tratando de jovens.

MÉDICO

A resposta da Prefeitura de Ivoti foi lacônica. O secretário afirmou que o período do atestado é de competência exclusiva do médico. Esta resposta todo mundo sabe. O que se quer saber é porque aumentou o prazo do atestado de 10 para 13 dias. Se 10 dias era o suficiente, porque agora não é mais. E pelo visto não são todos os médicos que dão atestado de 13 dias. De qualquer maneira, embora contrariados, os empresários têm que se conformar e o que querem mesmo é a recuperação plena dos funcionários, com 10 ou 13 dias de atestado.

38 ANOS

Como havia previsto a vacinação contra a Covid avança rapidamente. Não vai demorar e vamos vacinas a população em geral. Esta semana chegaremos na faixa de 35 anos. E continuam tendo pessoas que não querem se vacinar. Não dá para entender. A vacina é segura e ninguém deve deixar de se vacinar. Ela pode representar a vida ou a morte.

TESTEMUNHO

Um empresário conhecido de Ivoti que esteve internado relatou outro dia as agruras por quais passou. O relato dele foi dramático. Disse que teve medo de não sobreviver. O empresário esteve prestes de ser entubado e o seu grande receio foi este. Os médicos fizeram uma última tentativa para evitar a entubação e deu certo. Menos de 50% dos entubados se salvam. A Covid para alguns realmente é muito séria.

VERANICO

O veranico deste começo de julho contribuiu para a população sair para a rua. No domingo não teve local nem cidade que não estivesse cheio de gente. Todo mundo aproveitou para fazer comprinhas ou tomar um chopp. Os restaurantes tinham fila de gente por volta das 14 horas. Não havia lugar nem comida para todo mundo. Teve restaurante que correu atrás de itens que faltaram para servir tamanho o movimento. Se este fim de semana foi uma amostra do que vem por aí, os empreendedores do setor do entretenimento podem se animar. Já as malharias e os negócios que dependem do frio lamentaram. Uns ganham outros perdem. Todavia, o frio está vindo por aí de novo.

ESPORTES

O que está voltando são as competições esportivas. Em Ivoti já teve encontro de bikes, corrida pelo interior e agora é anunciado o campeonato municipal de futsal. Finalmente as coisas estão voltando ao lugar. Na Europa, como todos nós vimos, já teve jogo de futebol com 67 mil pessoas. Qual é a diferença da Europa para o Brasil!!!

Sair da versão mobile