Panela de Pressão
Ivoti: avanços, retrocessos, onde, enxaimel,
Raul Petry – colunistas@odiario.net
Panela de Pressão
AVANÇOS
Pode-se dizer que Ivoti avança rapidamente para um outro patamar. As lideranças da cidade acordaram e resolveram meter a mão na massa. Está aí o Ivoti100, vem aí a Rua Coberta de Flores, mais uma festa provavelmente em agosto, que é a Festa da Cachaça. O ponto negativo, se assim podemos dizer, foram as vendas das duas maiores empresas do município para empresas de fora, o que transfere as decisões para fora do município. Basta lembrar a Laticínios Ivoti, que foi fechada depois de vendida para a Perdigão e a Calçados Dilly, que foi vendida e as decisões e o faturamento foram repassados para a sede do grupo Dass em Santa Catarina. Este é um ponto preocupante deste ano que vai para o fim com a chegada de dezembro. De resto tivemos ganhos e inúmeros deles se iniciaram ainda em 2021. Um ano que parecia perdido por causa do recrudescimento da Covid em fevereiro depois do carnaval, fecha com chave de ouro para a município.
RETROCESSOS
E os pontos negativos, vamos assim dizer, que não são necessariamente retrocessos, é a falta de investimentos para a exploração maior da indústria do turismo. Eu achava que não tínhamos chances de explorar esta área vital que traz renda para muitas famílias, mas tive que me render com o sucesso do Núcleo de Casatem o s de Enxaimel, que lota todos os domingos simplesmente porque lá tem uma cervejaria e porque o lugar é bonito, rico em arquitetura histórica e aconchegante. E agora surgiu a ideia da Rua Coberta de Flores para de fato virarmos uma cidade que vai dar para chamar de Cidade das Flores, vamos enriquecer ainda mais esta área.
ONDE
Tem Ruas Cobertas em Nova Petrópolis e em Gramado. Mas são cobertas com telhado normal. A Rua Coberta em Ivoti será com flores e começará na esquina da Igreja Católica até o Belvedere. Com um pouco de investimento teremos uma Rua Coberta inédita por aqui e talvez no Brasil. O espaço é apropriado, a Av.Presidente Lucena ali é larga e tem casas de enxaimel na volta. Imaginem um pórtico com flores logo na entrada da Igreja Católica sendo apreciada aqui de cima, da esquina da Gaelzer Neto com a Av.Presidente Lucena. A vista vai ser muito linda. Com esta ideia se alarga a visitação para os turistas e já podemos dizer que temos para fazer por onde para atrair turistas.
ENXAIMEL
E temos ainda uma outra característica. Se pegar o Núcleo de Casas de Enxaimel e somarmos a ele as casas de enxaimel que tem na 48 Alta, teremos talvez o maior número de casas deste estilo alemão por metro quadrado do Brasil. São no mínimo 20 ou 30 casas num espaço de 2 ou 3 quilômetros. Este fato também tem que ser explorado turisticamente. Não podemos nos contentar com pouco. A cidade vai ter lugares turísticos e agora já tem espaços para as pessoas se divertir na noite. Sem dúvida, o balanço deste ano será favorável. Só falta um pouco mais de investimentos por parte do poder público.