Panela de Pressão

Ivoti: bem vindos, trabalho, passado, água e divisa

08/04/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net
BEM­VINDOS

Nos últimos meses me ative mais a recolher comentários de pessoas que vieram ou querem vir morar aqui em Ivoti. Tenho dois inquilinos e os dois moram aqui e trabalham fora. São muito bem-vindos, embora caracterizem o fato de Ivoti ter se transformado em cidade-dormitório. Esta é, na verdade, uma meia verdade. Cidade-dormitório em termos. A pessoa que vem morar em Ivoti nos enriquece em todos os sentidos. Elas, no fundo, nos passam um atestado de que nossa cidade, onde vivemos, é boa para se morar. Talvez não para trabalhar, porque muitos continuam trabalhando fora. No entanto, o fato de escolherem Ivoti para morar deve nos encher de júbilo e agradecer a ela. É a prova de que vivemos num lugar bom. Pior seria se as pessoas daqui fossem embora. Estaríamos lamentando. Vira-e-mexe, reclamamos de uma coisa que não é de lamentar. É o simples fluxo migratório que existe em toda parte do mundo.

TRABALHO

Vejam como a vida é feita de ciclos. Agora vivemos o ciclo de acolhermos moradores que em grande parte não vêm para cá para trabalhar e, sim, apenas para morar. Sem exceção, ressaltam a qualidade de vida que se tem numa cidade pequena de 25.000 habitantes. Mas, de quebra, tem empregos bons para quem quiser trabalhar.

PASSADO

Nas décadas de 70 a 90 vinham as pessoas das Missões e do oeste de Santa Catarina para cá atrás dos empregos na indústria do calçado com o boom da exportação. Eles vinham em levas e a sua chegada não era sufi ciente para dar conta da demanda que havia por mão de obra desqualificada. Alguns eram mal vistos e realmente tinha gente no meio que vieram para bagunçar. Separado o joio do trigo, foi esta gente que fez o progresso do Vale do Sinos. Não fossem esses imigrantes e o desenvolvimento da nossa região não teria se dado na velocidade em que aconteceu. Hoje uma boa parte da população é composta desses imigrantes, dos filhos deles e agora já dos netos.

ÁGUA

Outro dia se juntou mais um ingrediente entre os vários fatores que fazem com que as pessoas optem por morar aqui. É a qualidade de nossa água. Conheço a área e ela é simplesmente água mineral. No fundo não precisaria ser adicionado nenhum produto como cloro porque pode ser tomada na torneira. Porque água mineral não pode ser tomada na torneira? Mas a legislação, sempre ela, tumultua um pouco o fornecimento de água, porque eu gostaria de consumi-la de forma natural.

DIVISA

Tinha ouvido falar de que muitos compradores de lotes num bairro na divisa de Ivoti com Estância Velha desistiam da compra quando ficavam sabendo que o loteamento pertencia a Estância Velha. Dizem que a saúde em Ivoti é muito melhor, algo que não se discute. Mas um dos principais motivos da busca dessas pessoas por morar em Ivoti é também a qualidade da água. Aqui você consome água mineral porque a Corsan não está mais entre nós e não tivéssemos corrido com ela daqui em 2012, hoje seríamos consumidores da água captada no Rio do Sinos.

Sair da versão mobile