Panela de Pressão

Ivoti: bombeiros, cair o queixo, Samu, resultado

23/09/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

BOMBEIROS

O município de Ivoti tem o costume de sempre sair atrás dos municípios do nosso porte e até menores. Quando nós ainda nem sonhávamos em ter uma corporação dos bombeiros, Picada Café, com 1/5 da população de Ivoti, já tinha uma corporação dos bombeiros. Em vez de nós atendermos Presidente Lucena quando tem um sinistro lá, quem atende são os bombeiros de Picada Café. Até a bem pouco tempo atrás, os sinistros de Ivoti eram atendidos por bombeiros de todos os quadrantes. Estância Velha fazia este papel, mas quando as coisas tinham uma outra proporção, quem vinha para cá eram bombeiros de vários municípios vizinhos, inclusive Novo Hamburgo. Com 20 mil habitantes não tínhamos bombeiros. A discussão entre ser uma corporação militar ou voluntários levou anos. Acabou por ser implantada aqui uma corporação mista, nem uma coisa pura tampouco outra. Tudo bem. O importante era termos os bombeiros aqui.

CAIR O QUEIXO

Tomara que não precisamos dos bombeiros nunca. No entanto, isto não existe. O que existe são ocorrências cada vez maiores. Os nossos bombeiros têm que atender os três municípios que surgiram a partir de Ivoti, o chamado município mãe, e se houverem muitas ou poucas ocorrências, é outra história. O importante é que os bombeiros estejam lá quando são chamados. Certa feita fiquei impressionado com a agilidade dos órgãos de socorro de Nova Petrópolis. Presenciei um acidente feio, com um rapaz embriagado colidindo com um poste de luz de concreto e não levou mais de 10 minutos para todos os socorristas chegar no local, no interior, cerca de 12 km da cidade. Primeiro vieram os bombeiros, em seguida a ambulância da Samu e logo depois a ambulância da Secretaria da Saúde do município. Todos eles bem equipados e agiram com uma presteza literalmente de cair o queixo. Em 2 minutos no local, estavam prontos para cortar o carro no meio se fosse necessário e quase foi.

SAMU

Aqui não temos a Samu. Quando for necessário precisamos pedir clemência para Dois Irmãos. É lá que é nossa base da Samu. Quando Dois Irmãos foi habilitada para ter uma ambulância da Samu a regra obrigava o município ou área de abrangência tivesse 50 mil habitantes. Nem Ivoti tampouco Dois Irmãos tinham. O que Dois Irmãos fez. Incluiu Ivoti como área de abrangência para conseguir a ambulância e estrutura do Samu e nós aqui ficamos quietinhos que nem um bichinho acuado. Até aí podemos até concordar com a solução encontrada pelo município vizinho. Todavia, será que não temos um pingo de espírito de luta, de inconformismo com as conquistas dos outros e as nossas sempre estão no chão, próximo de zero. Somo sempre caudatários dos outros, comendo poeira. Poucos sabem, mas Ivoti já foi maior que Estância Velha em população antes das respectivas emancipações e quando pertencíamos a São Leopoldo.

RESULTADO

No mínimo, quando acontecem sinistros simultâneos nos dois municípios, quem vai ser atendido primeiro é Dois Irmãos. Nem sei se o Samu vem para cá. Precisamos repensar muitas coisas.

Sair da versão mobile