Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Ivoti: Brasília, gasolina, refinaria, gás de cozinha, 900 milhões

29/09/2021 - 06h00min

Atualizada em 29/09/2021 - 07h19min

Panela de Pressão
Raul Petry – [email protected]

 

BRASILIA

O prefeito Martin Kalkmann foi para Brasília nesta semana. Este tipo de coisa só acontece no Brasil. Nem dá para criticar estas viagens, já que 60% do dinheiro arrecadado pelo poder público no Brasil vai e fica em Brasília. Tem coisa mais absurda que isto? 60% da arrecadação fica na capital federal para a turma de lá fazer a festa. Nos países desenvolvidos é o contrário: a menor parte fica em Brasília e o grosso da arrecadação fica nos municípios e estados. O fato prova uma coisa só, a má índole do brasileiro, que, mesmo sabendo que isto está errado, jamais conserta o que nunca deveria ter acontecido.

GASOLINA

Ninguém aguenta mais o preço da gasolina. Passa de 6 reais. Tudo porque o dólar está caro e as pessoas não sabem porque o dólar está com o valor nas alturas. Se o dólar está caro o real anda barato demais. Tem muito a ver com a situação política do país, com o enfraquecimento do governo federal. Quando a economia de um país ou o próprio governo não inspiram confiança, o primeiro sinal vem do mercado financeiro, com a perda do poder de compra da moeda.

REFINARIA

O brabo é que o litro da gasolina sai pela metade do preço da refinaria da Petrobras. São menos de R$ 3,00 e chega ao nosso bolso pelo dobro do preço. Isto não tem cabimento. E ninguém faz nada para mudar este estado de coisas. Só o imposto estadual leva 35% do valor do preço. Os atravessadores outro tanto. Está tudo errado neste país e ninguém muda. Infelizmente elegemos um governo que veio para mudar e só acabou com o horário de verão. Nem a famigerada Voz do Brasil foi para o espaço. Não privatizou nada.

GÁS DE COZINHA

O ministro que só promete e não cumpre nada prometeu acabar com o elevado preço do gás de cozinha. Ele chamou a medida de “choque do gás”. Disse que ia ser dado um choque de liberdade de produção e importação de gás no país para reduzir o preço do gás de cozinha pela metade. Passaram-se 3 anos e nada, nem sinal do tal do choque. E o presidente não fala no assunto. Ele parece que, como os seus antecessores, está se lixando para os nossos preços da energia que estão pela hora da morte.

900 MILHÕES

Canso de repetir para quem não sabe. Nosso PIB é de 900 milhões. É tudo que produzimos em Ivoti. De impostos pagamos 360 milhões, dos quais 540 milhões ficam em Brasília. Estou falando só de Ivoti. 225 milhões cai nas mãos do governo estadual. E só 135 milhões ficam em Ivoti. Esta pirâmide está invertida, tinha que ser o contrário como é em todos os outros lugares. Na Alemanha, por exemplo, é o contrário. Lá você anda por quantos dias quiser e não encontra um metro de chão batido. O acesso as propriedades na zona rural é asfaltado. Não existe chão batido, você simplesmente não vê. Aqui podia ser igual, mas o nosso dinheiro vai todo ele para as mãos erradas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.