Panela de Pressão

Ivoti: censo, 25 mil, emprego, troca, mistério, trabalhadores, exemplo e nordestinos

27/04/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

CENSO

Afinal, quantos habitantes têm Ivoti? A população estimada para 2020 foi de 24.690 pessoas. Este ano era para sair o censo, que já não saiu no ano passado por causa da pandemia. Foi cancelado de novo porque pagamos hoje o resultado dos gastos do ano passado. Foi muito dinheiro para a pandemia e a roubalheira. Grande parte do dinheiro que o governo federal destinou para os estados e municípios foi usado para pagar a folha de pagamento.

25 MIL

Arredondando, digamos que a população atualmente é de 25 mil pessoas. Ivoti é um dos municípios que mais cresce no Estado. Só perde para uns poucos entre eles os do litoral, por causa da migração de pessoas para lá naturalmente. Dependendo a doença é indicado viver no litoral.

EMPREGO

É um paradoxo. Ivoti perdeu muitas vagas de emprego com o fechamento das fábricas de calçados na década de 90. Em 1995, com o fim da ciranda financeira com a entrada em funcionamento do Plano Real, cerca de 3 mil empregos foram dizimados. Eles praticamente não voltaram mais. Hoje Ivoti emprega o mesmo número de pessoas do que naquela época. Mas a população cresce cerca de 30% a cada 10 anos.

TROCA

Para onde foram as pessoas que perderam as vagas nas fábricas de calçados que fecharam? Boa parte simplesmente deixou de vir para cá. Importávamos mão de obra. A outra metade foi para outros empregos, muitos deles informais ou por conta própria. Mais uma outra parte são os moradores daqui que trabalham fora. Inverteu-se a pirâmide, muitas pessoas deixaram de vir aqui para trabalhar por causa do fechamento das fábricas. Todavia, outras vieram morar aqui para trabalhar fora. Ivoti virou cidade-dormitório.

MISTÉRIO

Parece um mistério, mas não é. Coloque-se no lugar de pessoas que residem na região metropolitana. Barulho, criminalidade, trânsito, poluição. Aqui do lado, a 20 km tem uma cidade com ar de interior, que fica perto da região metropolitana. Troca-se todos estes malefícios por qualidade de vida e ar puro. As cidades próximas à região metropolitana ganham moradores novos. E quanto mais perto melhor. É o caso de Ivoti. A primeira cidade na Encosta da Serra que reúne todos os argumentos favoráveis para as pessoas cansadas da grande cidade morar. Mistério desfeito.

TRABALHADORES

O que falta aqui são empregos bons. Muitos dirão, mas falta mão de obra aqui; a resposta é simples: se houver emprego haverá mão de obra. Constrói-se empresas em cidades que têm muito menos mão de obra e ela aparece. Um exemplo é Joaneta, em Picada Cafe. Uma localidade pequena que gera 1.500 empregos. A população de lá não deve dar isso.

EXEMPLO

Outro exemplo, Lindolfo Collor. Há 20 anos tinha 150 habitantes, uma pequena localidade do interior. Hoje tem 6 mil habitantes. Aconteceu que duas empresas em pouco tempo empregaram mais de 1.000 pessoas. Elas apareceram de todos os lugares.

NORDESTINOS

Hoje Presidente Lucena é moradia de nordestinos que vieram trabalhar na indústria de lá. Então, vamos investir em Ivoti e desenvolver a  cidade. O mundo todo está em busca do desenvolvimento.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário