Panela de Pressão

Ivoti: coisas boas, mais, enxaimel, Belvedere, Ivoti100, coisas ruins

03/09/2021 - 00h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

COISAS BOAS

Coisas boas que estão acontecendo em Ivoti. Você anda pelas ruas e avenidas da cidade sobre asfalto novo. A sensação dos motoristas é a mesma como se estivessem usando sapato novo. Dá aquela sensação boa de novidade e tudo que é novidade é muito bom para o nosso ego. É assim que os motoristas de Ivoti estão se sentindo. Parece que vivemos realmente numa cidade do primeiro mundo. Onde você trafega sobre asfalto novo, não tem o medieval quebra mola, tudo funciona, etc. As ruas são dos veículos e quem cuida dos veículos são os órgãos públicos: polícias, diretor de trânsito, etc. Eles tem que tratar de civilizar o trânsito sem enfiar um quebra mola aqui outro ali, quase sempre motivados por questões políticas. Aqui em Ivoti tem quebra mola onde passam 10 carros por dia. Como estamos falando de coisas boas, falar em ruas onde não tem quebra mola é uma coisa boa.

MAIS

Mais coisas boas. Os eventos estão voltando, a vida em sociedade está voltando. Todo mundo sente o cheiro disso no ar e as pessoas estão mais felizes.

ENXAIMEL

Outra coisa boa é o sucesso do Núcleo e o formato que ele está atingindo. Se você quiser respirar ar puro, espairecer, fugir de problemas, você tem para onde ir. Aquilo ali é que nem um hospital, onde você se cura.

BELVEDERE

Outra coisa boa é o Belvedere, que é simples, exigiu pouco investimento e para ontem só precisa de manutenção, que é, em primeiro lugar, limpar a vista da invasão dos galhos das árvores em frente para as pessoas poderem contemplar aquela vista majestosa. Hoje ela tá tapada no mínimo em 50% e ninguém faz nada. A coisa boa é que estamos denunciando este descaso e desrespeito com o turista que usa o espaço.

IVOTI100

Temos o Ivoti100 sendo construído pela sociedade e referendado pelo poder público. Só que temos que ter o cuidado de colocar ali coisas importantes em primeiro lugar e as secundárias em segundo e terceiro. Por exemplo, a sociedade tem que chegar e dizer para as nossas autoridades públicas que a Castro Alves tem que ser duplicada, que a gestão da água não está a contento, enfim, que investimentos na infraestrutura estão em primeiro lugar. O resto, a parte dela, a sociedade faz, inclusive encher os cofres públicos de dinheiro. Sei que o Ivoti100 visa a Ivoti daqui a 40 anos. Mas temos que ter o cuidado de não esquecer 2021, 2022 e assim por diante. Se isto for excluído do projeto, que se forme concomitantemente uma Ivoti60 para tratar dos assuntos relevantes e que não saem do papel. Prefiro participar ativamente desta Ivoti60, que é ontem, hoje, amanhã, é que urge.

COISAS RUINS

Algumas coisas ruins levaram chá de sumiço. A ronha que existia com órgãos como o MP parece que amainaram de vez e hoje os empreendedores podem investir com mais segurança e agilidade. Basta andar por Ivoti que se nota que foi eliminado um empecilhos que atravancavam os negócios.

Sair da versão mobile