Panela de Pressão

Ivoti: compra, transferência, lado, Pires, estabilidade, poder aquisitivo, mineral

16/06/2021 - 06h00min

Atualizada em 16/06/2021 - 09h19min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

COMPRA

A Autarquia Água de Ivoti pretende adquirir o prédio onde funcionava o Supermercado Dia no outro lado do Sicredi. O valor que será pago é de R$ 1,8 milhão. Depois de intensas negociações foi realizado um acordo judicial entre os compradores, bancos credores e fábrica de calçados, proprietária do prédio.

TRANSFERÊNCIA

Depois de adquirido o prédio, a autarquia deverá instalar no prédio toda a parte administrativa e também o almoxarifado e demais instalações. Dinheiro em caixa há, só que não cresce mais. Havia vereadores contrários a compra do prédio, pois achavam que não seria uma boa botar tanto dinheiro num imóvel. A negociação durou mais de um ano.

LADO

Do lado do prédio que será adquirido pela Autarquia, foi erguido um prédio onde se instalará o Supermercado Unisuper. A inauguração está prevista para o final deste mês. Será um supermercado de bom porte e tamanho e será o segundo do Unisuper em Ivoti. A rede conta com mais um mercado na praia de Xangri-lá.

PIRES

O vereador Cleiton Birk agora é empresário do ramo de entretenimento. Ele adquiriu um bar no bairro São José. Pires é vereador e está na sua terceira legislatura.

ESTABILIDADE

É impressionante como os números de contratação de novos trabalhadores pelas empresas e demissões são parecidos. Geralmente o saldo é positivo em Ivoti, mas nunca em grande quantidade. Daqui a uma semana sairá novo levantamento do Caged, o órgão federal encarregado de levantar os números do emprego e desemprego. Um dos municípios que mais cresce geralmente é Presidente Lucena. O município, que já pertenceu a Ivoti, é o que mais cresce em toda a região e talvez no Estado. Duas empresas de porte são a alavanca do desenvolvimento de Presidente Lucena. Juntas, elas empregam mais de 1.500 pessoas. A maioria de municípios vizinhos. Uma delas inclusive está contratando e não há mão de obra de sobra na região.

PODER AQUISITIVO

O que está crescendo em Ivoti e o número de prestadores de serviços. Tem pizzaria como nunca, pubs, restaurantes, tudo em função do grande volume de demanda. Tudo sendo entregue por motoboys, que se multiplicam na cidade. A explicação para a grande demanda é o número demoradores de fora que vem para cá residir. Ivoti é perto da região metropolitana e onde ao mesmo tempo se respira um ar ainda de interior. Temos uma outra vantagem que serve de atração para novos moradores. A qualidade na nossa água consumida na cidade. Ela é extraída de poços artesianos e a qualidade da água corresponde a água de propriedades minerais. Comparado com cidades vizinhas, estamos morando num oásis neste sentido. Até a cidade vizinha de Dois Irmãos é abastecida por água extraída do Arroio Feitoria. Portanto, não tem a qualidade da nossa.

MINERAL

Comparem a nossa com a água fornecida pela Corsan na cidade vizinha de Estância Velha. Ela é extraída do Rio dos Sinos e não é preciso dizer mais nada. A qualidade da água é um dos fatores da grande atração de Ivoti.

Sair da versão mobile