Panela de Pressão

Ivoti: confirmado, domingo, meio-frango, roteiros, 15 milhões, buraco do diabo

30/07/2021 - 06h00min

Atualizada em 30/07/2021 - 07h37min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

CONFIRMADO

Está confirmada a Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti para os dois fins de semana, dia 20 e dia 27 de agosto agora. Será presencial e a liberação foi feita pelo governo do Estado. Uma orientação que a Prefeitura recebeu foi de que não se medisse a febre dos frequentadores e, em vez disso, se conversasse com eles. Os eventos de um modo geral estão voltando e não teria porque não se realizar a Feia do Mel. Ela não foi realizada em maio por causa da Covid naquele mês. Com a vacinação a Covid está cedendo cada vez mais e a realização de festas é possível. Como será em dois fins de semana, se espera um grande público.

DOMINGO

Domingo passado reuniu mais ou menos 1.500 pessoas no Núcleo de Casas de Enxaimel. As pessoas vão lá para tomar um chimarrão nos amplos espaços e comprar alguma coisa que esteja disponível. Estava quase tudo fechado porque as tendas só abrem no segundo e terceiro domingo do mês. Deixou-se de vender muito. Um dinheirinho que faria bem para todo mundo e circularia na cidade. O único que fatura é a Adoma e o bar existente no Núcleo. De resto estava praticamente tudo fechado. Não tem explicação. Isto só acontece em lugares públicos onde a política tem preponderância. Em Nova Petrópolis, depois que terceirizaram o Parque Aldeia do Imigrante, o público aumentou um monte. A empresa que assumiu investiu só em banheiros cerca de 500 mil reais.

MEIO FRANGO

Neste sábado haverá meio frango para arrecadar dinheiro a fim de possibilitar que o haitiano que trabalha em Ivoti traga a família daquele país. Será coxa e sobrecoxa no CTG Sentinela da Tradição do bairro Bom Pastor.

ROTEIROS

Os roteiros que estão a disposição dos caminhantes partem do Núcleo de Casas de Enxaimel e vão de 5 a 19,5 quilômetros. As pessoas podem caminhar sozinhas ou em grupos sem a presença do guia porque todo o percurso tem sinalização. A ideia é muito boa.

15 MILHÕES

O prefeito de Ivoti tem fama de pão-duro. Um conhecido empresário disse que Martin era um sujeito muito correto e honesto. Até aí só virtudes. E um dos seus defeitos – se é que dá para chamar de defeitos isso – é o fato de ele ser um pouco comedido demais. Ele tem medo de dar um passo maior que a perna. O gestor público tem que ter freios, só que Martin os tem em demasia. Este mesmo empresário disse que achava que a Prefeitura tinha cerca de 15 milhões em caixa. Na administração pública não é o dinheiro em caixa que conta. A população paga impostos é para receber como contrapartida a prestação de serviços ou investimentos em obras.

BURACO DO DIABO

No Buraco do Diabo domingo passado perguntei quatro empresários e todos eles me confidenciaram que o investimento no Núcleo não deveria baixar de 1 milhão por ano. Precisamos de investimentos e como se trata do único local que tem grande potencial turístico na cidade, a maior parte dos investimentos devem ser dirigidos para lá. A palavra está com o prefeito. Ou, quem sabe, os vereadores.

Sair da versão mobile