Panela de Pressão

Ivoti: controlado, temos, sextas, surpresa, meta

28/06/2021 - 06h00min

Atualizada em 28/06/2021 - 09h32min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

CONTROLADO

Tivemos na última semana 58 casos positivos de Covid. E uma morte. A média é de 8 casos positivos por dia. Quantos casos positivos tivemos verdadeiramente por dia ninguém sabe. Estes 8 são os que foram procurar ajuda médica e o teste deu positivo porque tiveram sintomas. Mas o total de casos positivos que circulam por aí ninguém sabe. Nunca nenhum órgão público neste país se interessou em procurar saber. Agora não precisa mais, a vacina está aí e a Covid vai se entregar nos próximos meses.

TEMOS

De qualquer maneira é a métrica que temos e para medir se a Covid está aumentando ou diminuindo, serve. Se você usa sempre a mesma métrica, tudo bem. Se em março em determinada semana 100 casos deram positivo e agora só 8, diminuiu em mais de 90%. O pior passou. Se vidas poderiam ter sido poupadas é outra história. Todos nós sabemos que a nossa saúde fica devendo e quando ela é comparada com situações inesperadas como a Covid, vamos esperar o que? Mesmo porque os políticos não se entendem e estão muito mais preocupados em tirar proveito político do que enfrentar da melhor maneira possível a doença. Isso é lamentável mas é o que temos.

SEXTAS

Em todas as sextas-feiras somos sacudidos por uma notícia com relação ao mundo empresarial. Não que seja ruim. Trata-se apenas de negócios fechados que sinalizam até mesmo um grande apetite de empresas pela saudável atividade produtiva. A compra da Hercosul pela BRF é de tudo um pouco. Está aí o Cade para evitar concentração econômica na mão de poucos. E a compra da Johann Alimentos de Estância Velha por um grupo espanhol dá uma ideia do quanto o mercado de negócios corporativos está aquecido. Estas transações sinalizam que as empresas acreditam num mínimo de futuro para o país. Se ninguém acreditasse no futuro do país, não estariam acontecendo as transações entre empresas.

SURPRESA

O desfecho da recuperação judicial da Socaltur surpreendeu muita gente, embora os comentários sinalizavam neste sentido. Não foi nenhum “peixe grande” que comprou a Socaltur como se especulava. Foi um peixe pequeno, no entanto emergente. Jorge Müller é o dono da Construmüller, empresa que constrói imóveis principalmente para o mercado de baixa renda como o Minha Casa, Minha Vida. Ele agora, mais recentemente resolveu diversificar um pouco o seu mix de negócios e vai construir também prédios para classes de renda mais altos. Pois foi ele que comprou a Socaltur e disse que vai manter por tempo indeterminado o posto de gasolina funcionando.

META

A sua meta é no mínimo triplicar a venda de combustíveis. Mesmo assim a venda não vai chegar onde já esteve nos bons tempos. A Socaltur era o posto de gasolina que mais comercializava combustíveis na região. Com a crise, caiu muito e Jorge agora quer recuperar parte do mercado perdido. No entanto, para o futuro, não garante nada. Só disse que tem um projeto para a área que deve ser implementado no futuro.

Sair da versão mobile