Panela de Pressão

Ivoti: Covid, dengue, iluminação, bloqueios, bebidas x direção, blitz

24/03/2022 - 06h00min

Atualizada em 24/03/2022 - 10h28min

Panela de Pressão
Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

COVID

No fim de semana dos dias 12 e 13 de março tivemos apenas 4 casos de Covid positivos no município. Um número baixíssimo que demonstra que o vírus está sendo vencido definitivamente. Agora é arregaçar as mangas e correr atrás do prejuízo.

DENGUE

A dengue só está tendo o destaque que tem por causa justamente da Covid. É uma doença séria e que precisa ser combatida. Água empossada gera a larva do mosquito. Quem já teve dengue relata um mal estar terrível, com dores pelo corpo e outros sintomas. A vereadora Marli fez uma denúncia de que um morador denunciou uma piscina com água completamente sujas e que geram sem dúvida a proliferação do mosquito. A queixa da vereadora foi justamente pelo fato da Prefeitura ter demorado mais de uma semana para tomar providências. O que se sabe é que fiscal está na rua e entrando nas residências para conferir a existência de água parada e que deve ser jogada fora justamente para não dar margem a proliferação do mosquito.

ILUMINAÇÃO

A iluminação pública está muito boa, só tem algumas praças mal iluminadas. Uma delas é a que deu origem ao crime da morte de uma pessoa há questão de duas semanas atrás. Será que não seria o caso de botar nas principais praças da cidade iluminação de LED também como foi feito em várias ruas do município, que viram dia em plena noite tão boa são as luminárias.

BLOQUETOS

Entre pavimentar uma via com bloquetos de concreto ou com asfalto, prefiro mil vezes o asfalto. É mais caro mas é outra coisa. Os bloquetos de concreto dependem muito da qualidade de sua colocação. Qualquer descuido ou relaxamento de quem faz o serviço o estrago estará feito. A maioria das ruas pavimentadas com bloquetos de concreto logo tem ondulações porque não resistem ao tráfego de veículos. Só tem até hoje em Ivoti a Guilherme Holler que continua depois de décadas em bom estado de conservação. As demais feitas mais recentemente tem ondulações. Por exemplo, na 48 Alta foi feita pavimentação com bloquetos de concreto e o resultado não é bom. Em alguns trechos a pavimentação é boa, em outros não.

BEBIDA X DIREÇÃO

A chegada da legislação mais dura para punir os motoristas que dirigem alcoolizados veio em boa hora. Quantas mortes já foram poupadas só porque endureceu a legislação. Como estava antes não tinha a menor condição. Em fins de semana a metade dos motoristas dirigiam bêbados. E nada acontecia para eles. Agora não. Se alguém for pego dirigindo bêbado o bicho pega. Os Uber da vida e empresas de transporte viram um bom nicho de mercado para investir na esteira do endurecimento da legislação.

BLITZ

Uma blitz pegou um conhecido dirigindo com apenas dois copos de cerveja tomados. Ele não é obrigado a assoprar no bafômetro. No entanto, neste caso se presume que estão alcoolizado. O sujeito teve que chamar outro motorista para recolher o carro, levou multa de quase 3 mil reais e ainda pode perder a carteira por um ano, mesmo não tendo assoprado no bafômetro.

Sair da versão mobile