Panela de Pressão

Ivoti: Covid, governo, Ivoti100, resultado, prédios

01/07/2021 - 06h00min

Atualizada em 01/07/2021 - 10h09min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

COVID

Nos últimos dias deu um pequeno repique de casos de Covid. Vai ser assim até a moléstia ser dominada pela vacina. Menos mal que a vida está sendo tocada normalmente. Já passou da hora de ficarmos a mercê do vírus. Vida segue e bola pra frente. Que a vacina faça o seu papel de botar um ponto final neste problema.

 

GOVERNO

Em pesquisa para o governo do Estado entre os candidatos citados está o nome do deputado federal Marcel van Hattem. Ele tem quase 10% das intenções de voto, em terceiro lugar. Marcel é bom de voto, isso ele já provou. Em primeiro está Onyx Lorenzoni. E o presidente do Grêmio Romildo Bolzan também está com 10%. Marcel não disse se concorre ao governo do Estado ou se irá concorrer de novo a deputado federal. Vale lembrar que ele foi o deputado federal mais votado do Estado na última eleição.

 

IVOTI100

Com relação ao projeto que está em gestação para a elaboração da proposta IVOTI100 confesso que estou entusiasmado, mesmo porque tive uma pequena participação antes do projeto começar a ganhar forma. Queixei-me para um empresário local acerca da falta de iniciativas inovadoras por parte de Ivoti. Nossa cidade é linda, organizada, composta de um povo ordeiro e trabalhador. Mas sempre me queixei de que Ivoti deveria crescer mais. Ombrear com municípios da mesma idade como Dois Irmãos, Estância Velha, Portão, Três Coroas, Igrejinha, etc. Neste aspecto Ivoti está um pouco atrás.

 

RESULTADO

Ninguém sabe de antemão qual a conclusão a que a comunidade chegará para sabermos onde pretendemos estar quando o município completar 100 anos. Se for pelo progresso ou simplesmente desenvolver atividades limpas e que talvez não gerem tantos empregos como a indústria do turismo. Para promover o crescimento a indústria do turismo não serve. Desenvolve, é claro, gera empregos. No entanto, não num ritmo mais acentuado do que outras atividades. Como vai ser a atividade agrícola, por exemplo. As pessoas que decidirão sobre estas e outras questões.

 

PRÉDIOS

Um dos aspectos que certamente serão abordados é o crescimento vertical ou horizontal de Ivoti. Continuaremos a construir edifícios ou simplesmente eles deverão ser banidos do panorama da cidade. Particularmente sou a favor de que Ivoti cresça. Afinal, o crescimento econômico não é a mola propulsora do desenvolvimento do mundo. Não invejamos países ricos e temos comiseração pelos mais pobres? Só o trabalho pode gerar riqueza, dizia no talão de cheque do Bradesco. O que é a grande e única verdade. Portanto, precisamos trabalhar, gerar riqueza. A indústria do turismo vai colaborar para ficarmos mais ricos ainda. O nosso potencial turístico é pequeno perto dos municípios da serra e voltados para o turismo. Mesmo porque até agora não fizemos muito para aumentar o nosso potencial. Para tanto, precisam haver investimentos de vulto. Os turistas não caem do céu. Eles vem atrás de atrações que façam seus olhos admirá-las.

Sair da versão mobile