Panela de Pressão

Ivoti: covid, vacina, cômodo, absurdo, mudar de assunto, vídeo, adesão de 82%

05/07/2021 - 06h05min

Atualizada em 05/07/2021 - 10h17min

Raul Petry – colunistas@odiario.net
COVID

Com relação a Covid-19 estamos tendo na média de 5 a 6 casos positivos por dia e cerca de uma morte por semana. Podemos confiar no número de mortes. No entanto, os casos positivos são bem mais. Mesmo porque, nem se sabe quantas pessoas têm a Covid e não apresentaram sintomas. Este número é os que dão positivo depois que apresentaram sintomas e foram no médico. Mas o número real é bem maior. Nunca se fez testes e não será agora.

VACINA

Com relação a vacina só sexta-feira foram vacinadas quase 1.000 pessoas em 3 horas. As Prefeituras de um modo geral funcionam bem. É só chegar as vacinas que eles fazem a sua parte. O que não dá para tolerar é o tal do protocolo elaborado em abril do ano passado e que dá poderes para os médicos espalhar atestados aos quatro cantos. O sujeito pode ter Covid ou não. Se ele tem mais de dois sintomas, o sujeito faz o teste e que leva 10 dias para chegar e o sujeito pode dizer quem são as pessoas que moram com ele ou se relacionam com o suspeito de ter Covid. Alguém dirá, mas é assim mesmo? Pior que é.

CÔMODO

Deste jeito é cômodo para todo o poder público. Eles fazem a lei e nós temos que respeitar por mais absurda que seja em certos casos como este. Em abril do ano passado a realidade era uma. Hoje muita coisa mudou com relação a pandemia. Mesmo assim, continua valendo o protocolo de abril do ano passado. Distribui-se atestados a rodo e as empresas que paguem a conta. Porque as Prefeituras não se aparelharam para fazer testes cujo resultado sai na hora como acontece nas farmácias? O prefeito Martin explicou outro dia. Explica mas não justifica. Pode não ser o sistema perfeito mas é o que temos. SE na hora de fazerem o teste na pessoa, mandassem ela numa farmácia, qual a diferença. A única que vejo, é que na farmácia o resultado sai na hora e o da Prefeitura não se sabe quantos dias leva para ficar pronto.

ABSURDO

O maior absurdo é as empresas pagarem o salário de pessoas com atestado por suspeita de Covid e depois não se confirma. São 10 dias de atestado. Se a mulher e o filho da pessoa trabalharem na mesma empresa são 3 atestados. Depois de 7 dias de atestado sai o resultado negativo e eles só voltam a trabalhar depois dos 10 dias, mesmo o atestado original tendo perdido o efeito. Depois de um ano e meio poderia funcionar bem melhor. Mas esperar isso de nossos governos seria demais.

MUDAR DE ASSUNTO

É melhor mudar de assunto do que continuar se estressando com algo que não funciona ou poderia funcionar bem melhor. Domingo o Núcleo de Casas de Enxaimel estava lotado. As pessoas vão lá para tomar chimarrão e passar o tempo. Faltam atrações, mesmo porque as tendinhas estavam todas fechadas. O verdadeiro turismo é aquele que retém o dinheiro do turista na cidade. Senão o turista usa a estrutura pública e privada instalada para vir aqui tomar chimarrão. Temos gastos sem a respectiva receita. Com relação ao Núcleo temos que rever algumas coisas. Os tempos mudam, investimentos são feitos no lugar e a gente vê centenas de pessoas e as tendas fechadas.

VÍDEO

Sexta-feira a secretária adjunta de Saúde, Crislei Gerevini, gravou um vídeo em que explica por que a vacinação reduz as idades mais devagar em Nova Petrópolis. Há municípios que já estão vacinando pessoas com menos de 40 anos e Nova Petrópolis começa hoje a faixa etária dos 49. A explicação, segundo a secretária, é que em Nova Petrópolis tem mais gente querendo a vacina. Pela lógica, quanto mais pessoas de 49 anos buscarem a vacina, mais vai demorar para iniciar a faixa etária dos 48 anos.

ADESÃO DE 82%

De acordo com a Secretaria de Saúde, nas faixas etárias dos 54 aos 59 anos, Nova Petrópolis registra uma adesão acima de 82%. São 1.746 moradores com essas idades, dos quais 1.441 já tinham sido vaci…

Sair da versão mobile