Panela de Pressão

Ivoti: crescimento, causas, visionário, obras, duplicação

02/06/2021 - 06h05min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

CRESCIMENTO

O município de Ivoti deve ser ainda um dos que mais cresce a população aqui no Estado. Pena que não foi feito o Censo no ano passado. Neste ano também não vai se realizar por causa da pandemia. Que seja no ano que vem. Aí poderemos ver com clareza qual a população de Ivoti e qual foi o seu crescimento. Sempre se situava na faixa de 30% em 10 anos,   ficando ao redor do 10o lugar dentre os municípios onde mais cresce a população.

CAUSAS

As causas se devem mais a localização geográfica de Ivoti, entre a região metropolitana e a serra. É o primeiro com ares de serra assim que terminam as grandes cidades da região metropolitana. Portanto, alguém que quer morar no interior e ao mesmo tempo perto do cinturão de Porto Alegre tem um belo refúgio aqui. Está, por assim se dizer, entre o céu e a terra.

 

VISIONÁRIO

Tem uma coisa que falta em Ivoti. Nossos homens públicos se primaram nas últimas décadas em adotar uma política de feijão com arroz, contentando-se com pouco. Não é que estavam ou continuam estando errados. É que nenhum deles nasceu com a verve daquele que pensa um pouco mais longe do que só até a ponta do nariz. Estas pessoas, que não precisam ser visionárias, mas só um pouco além do trivial, são necessárias para impulsionar o desenvolvimento inclusive do mundo. Sem empreendedores que se lançam na tarefa de mudar o mundo, o que seria de nós. Teríamos avião para nos deslocar pelo mundo? Teríamos telefone e internet para nos comunicar num estalar de dedos? Teríamos carros para andar por aí. Podíamos andar a cavalo ainda se a humanidade não tivesse produzido os gênios de toda sorte, desde os empreendedores até os cientistas que agora estão nos livrando da Covid. Ivoti precisa de um prefeito que tem um pouco esta alma de visionário.

 

OBRAS

O que nos falta hoje aqui na cidade. Me apontem uma obra de vulto que está em execução ou um projeto na prancheta para ser executado. Nenhum prefeito luta para duplicar a BR-116 pelo menos até Dois Irmãos, tampouco nossos deputados estaduais ou federais da região ou do Estado. Nada, não existe movimento algum em andamento. Aqui em Ivoti qual é a obra que vai marcar o governo de Martin. Isso que ele está indo para a metade do mandato.

 

DUPLICAÇÃO

A prioridade é a duplicação da Castro Alves. Ivoti é um corredor entre a região metropolitana e a serra. Muitos não passam por aqui por causa do trecho urbano de Ivoti. É um horror passar nele. Ninguém se preocupa com o futuro. Precisamos urgente de um estadista. Quero ver este projeto da duplicação da Castro Alves pronta. Ou ao menos a Leonel de Mora Brizola, cujo traçado existe e não mais do que isso. O mais importante é a duplicação da Castro Alves. Temos só uma rua ou avenida duplicada na cidade e justamente na sua entrada. Aqui dentro nada, a não ser o acesso ao Instituto, que não dá para considerar. Dois Irmãos, Estância Velha e Nova Petrópolis tem avenidas com pista dupla. Precisamos urgente pensar no futuro, pelo menos numa obra portentosa que simbolize os últimos 30 anos. Neste período nada foi feito de relevante a não ser tirar a Corsan dos nossos ombros.

Sair da versão mobile