Panela de Pressão
Ivoti: crescimento, notícia boa, bem bom, boa mesmo, 20 dias, público, estragos e João
Raul Petry – colunistas@odiario.net
CRESCIMENTO
O que pode se considerar uma notícia boa nesta altura do campeonato? Está difícil de termos notícias boas porque só vemos mortes e mais mortes há mais de um ano. É um sobe e desce que deixa as pessoas atordoadas. No meio dos negócios uns ganham outros perdem. Uma notícia boa sorri para o agronegócio e o ramo da alimentação, excetuando os bares e restaurantes e a vida noturna por exemplo. Esses últimos sofreram muito. Mas supermercados e tudo que gira em torno deles não podem se queixar. Muito pelo contrário, o setor cresceu no ano passado. Mas sai de perto. Setores como o turismo e bares e restaurantes, por exemplo, passaram por maus bocados. Quem sobreviveu provavelmente não morrerá mais. Espera-se que o sobe e desce de notícias ruins agora só fique descendo.
NOTÍCIA BOA
Portanto, nem tudo está perdido. O setor da alimentação cresceu no meio da pandemia e não tem do que se queixar. Basta ver os supermercados. Estão mais lotados do que nunca. O agronegócio como um todo vai bem, obrigado.
BEM BOM
Outro setor que também não pode se queixar é o setor da construção civil. Nunca se viu tantos prédios serem erguidos como agora. No entanto, a principal razão não é a pandemia em si. É a queda nos rendimentos dos investidores no mercado financeiro. Como o dinheiro aplicado não rende mais nada com a queda dos juros, o dinheiro migrou para a construção civil. Não deixa de ser uma notícia bem boa, porque a construção civil movimenta muito a economia.
BOA MESMO
Mas a notícia boa mesmo deste mês de abril que está terminando é a redução do número de mortes provocadas pela Covid-19. Vocês sabem quando morreu a última pessoa em Ivoti? Foi no dia 8 de abril. Fazem exatos 20 dias. Esta é a melhor notícia que podíamos receber. As razões são várias, inclusive a bandeira preta, que o senhor governador não instituiu antes do Carnaval para todo mundo se contaminar e piorar a situação depois.
20 DIAS
Mas 20 dias sem mortes é de se comemorar quando, há pouco tempo, chegamos a ter ao redor de 5 mortes numa única semana. E o número de internados em UTI também está estável. Mas muitos dias que temos apenas um internado em UTI. Com a mesma velocidade com que chegou esta terceira onda, ela também está indo embora. Não sei se podemos afirmar isto já, mas a vacinação está aí e certamente contribuirá muito para isto ser verdade.
PÚBLICO
Quem se liga ao futebol e pode passear pelos estádios do mundo inteiro, constata que depois de mais de um ano tem jogos sendo realizados com público já ao redor do mundo. Esta é uma boa notícia, pois é a prova de que a humanidade está voltando à vida normal. Pelo menos ao tal do novo normal que vivenciaremos a partir de agora e por um bom tempo.
ESTRAGOS
Portanto, a cepa nova esta de Manaus não está provocando maiores estragos. Vacina nela.
JOÃO
Outra notícia boa é o encaminhamento do menino João Emanuel para o hospital a fim de receber o remédio mais caro do mundo. Tomara que ele fique bom nesta grande demonstração de solidariedade que o povo comum mostrou para os insensíveis políticos.