Panela de Pressão

Ivoti: de novo, humano, em dia, vacina e retorno

03/03/2021 - 11h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net
DE NOVO

O Governo do Estado incorre de novo no mesmo erro cometido em março do ano passado, quando mandou fechar o comércio unilateralmente. O que tem a ver o comércio de Porto Alegre, que leva realmente muitas pessoas para as ruas e o comércio de Presidente Lucena ou Linha Nova, por exemplo? Ou mesmo Ivoti ou Dois Irmãos. Nas pequenas cidades o comércio é muito pequeno e jamais aglomera qualquer pessoa. Mesmo em Ivoti, uma cidade de 25 mil habitantes, poucas vezes se vê mais de duas ou três pessoas simultaneamente em seu interior realizando compras. Pelo fato de tomar medida simplista, de cima a baixo, sem particularizar as diversas situações, o governo Eduardo Leite merece nota 1 para não dar zero.

HUMANO

Tem o seguinte ditado: errar é humano, mas persistir no erro não. Eduardo Leite provoca revolta quanto ao tratamento com o comércio, a mesma coisa que no ano passado. A situação não é fácil, e por isto mesmo ele não tem o direito de tomar medidas erradas e inócuas. O que a abertura do comércio de Presidente Lucena altera no quadro da Covid? Me responda alguém de sã consciência. Faça uma escala através da população dos municípios e tome as medidas certas. Que eu saiba em Presidente Lucena não tem shopping que pudesse aglomerar pessoas. Ou alguém saiba de algum que eu não me lembre? Em Presidente Lucena, com o comércio fechado ou não, o número de pessoas na rua é o mesmo.

EM DIA

Bolsonaro fez uma acusação de certa forma leviana, porque exagerou na dose quando acusa os governadores de usar o dinheiro dos repasses federais para botar as contas em dia. Mas que Eduardo Leite fez isso, ninguém me tira da cabeça. Vinha pagando os salários atrasado desde que assumiu e, no ano passado, de uma hora para outra, botou os salários em dia. Claro que usou o dinheiro que foi enviado para investir na saúde e evitar a falta de leitos agora, para pagar salários atrasados. Pagou tanto os de R$ 2 mil quanto os de R$ 50 mil. Ou seja, o dinheiro para a Covid não foi usado nesta finalidade. Pode espernear como quiser, mas este fato é inequívoco. Teve aposentados estaduais que mandaram beijos para o governador pelo fato de ele subitamente ter botado os salários em dia. Ainda frisei que havia sido graças ao mau uso do dinheiro da Covid e agora a polêmica está aí.

VACINA

As vacinas continuam sendo aplicadas, mas num ritmo pequeno. Precisamos 5 mil vacinas ao todo para vacinar os idosos de mais de 60 anos e a Covid não preocupará mais. Serviço para 2 dias e meio. É só isso.

CORO

O maestro do coro municipal de Ivoti morreu neste final de semana. A sua morte causou grande consternação.

RETORNO

A Câmara Municipal de Ivoti retornou as atividades na última segunda-feira à noite para a realização da primeira sessão, depois do recesso de 40 dias. Marli não sabia se realizaria a sessão ou não por causa da Covid. A Mesa Diretora achou que as sessões deveriam ser realizadas normalmente sem solução de continuidade. E assim aconteceu.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário