Panela de Pressão
Ivoti: destino, batalha, 10 anos
Raul Petry – colunistas@odiario.net
DESTINO
Não adianta. Temos que dar um puxão de orelhas nos nossos homens públicos. Temos ao todo 10 que mandam na cidade, que definam o nosso destino para o bem ou para o mal. Dos 10, um é preponderante: o prefeito. No entanto, além dele temos mais 9 vereadores que também decidem os destinos do município. Cada um dos 9 tem voto para dizer para onde vamos. Quando uma carreta passa no Av.Presidente Lucena, no centro da cidade, estes 10 escolhidos pelo povo para resolver nossos problemas e projetar o futuro para a cidade tem que entrar em campo. A gente sabe que principalmente os vereadores buscaram os votos através das mais diferentes estratégias. Alguns literalmente compraram votos, outros se dedicaram a trabalhar para certas comunidades, outros mentiram, outros nem isso fizeram. Elegeram-se apenas ostentando um belo sorriso ou propagandeando o quanto já ajudaram este ou aquele. Só que ninguém assumiu o compromisso para pensar nos destinos de Ivoti. Todos só pensaram em se eleger e ganhar um dinheirinho durante 4 anos.
BATALHA
Por exemplo, eu nunca fui candidato, mas já fiz muito mais para Ivoti do que 99,9% dos vereadores. Eu empunhei a bandeira de mandar embora a Corsan de Ivoti, a bandeira ficou no mastro por 20 anos, a luta não fui fácil, mas hoje estamos livres deste malfadada estatal. Hoje estamos livres do Rio dos Sinos, hoje podemos abrir a torneira e tomar a água que nos é fornecida, porque temos na torneira de casa água mineral. Não fosse eu, teríamos que, no mínimo, ferver a água para poder consumi-la. Foi uma conquista e tanto e nem deveria ter sido assim. O maior problema não foi enfrentar burocratas da Corsan. O maior problema foi convencer uma boa parte dos nossos vereadores para enfrentar a estatal e sermos donos de nossos destinos. Sem falar no prefeito da época, que também teve que ser convencido dos benefícios daquela decisão. Imagina, para abastecer a população nós mesmos de água, foi preciso uma verdadeira batalha contra nossos próprios homens públicos, nossos próprios políticos. Pode?
10 ANOS
No ano que vem fará 10 anos em que Ivoti demonstrou a sua força para decidir os seus próprios destinos, mandando de volta para Porto Alegre a Corsan, que fez sofrer muitos moradores. Agora temos outra batalha pela frente, essa muito mais fácil. Esta depende só de nós. Eu diria, em 5 anos temos que ter pronta, inaugurada, uma via alternativa com capacidade para dar passagem aos milhares de carros que cruzam por aqui todos os dias e são por enquanto mal recebidos. Elas querem passar por aqui para consumir, para conhecer este trajeto até Picada Café ou até mesmo o Vale do Caí, só que são muito mal recebidos por nós. Elas são mandadas direto para o funil da Castro Alves e cruzar por um trecho engembrado da cidade, para chegar no Buraco do Diabo e depois seguir adiante. Em 57 anos de autonomia política, não fomos capazes de dar um passo no sentido de oferecer uma rodovia alternativa, ou a própria Castro Alves, mas duplicada e onde o tráfego flua. Onde estão nossos homens públicos, incluindo os vereadores, que foram eleitos para fazer isso mesmo, se preocupar com as rodovias que cruzam pela cidade e nunca fizeram isso. Está de hora de fazerem jus a cada voto que receberam.