Panela de Pressão
Ivoti: drive thru, feira colonial, trabalho na Câmara
Raul Petry – colunistas@odiario.net
DRIVE THRU
Este negócio de usar palavras em inglês quando temos a nossa língua nacional chega às vezes a beirar o ridículo. No maior hospital de Novo Hamburgo, ao entrar no estacionamento, tem várias setas indicando como os carros devem se comportar no Drive Thru. E as pessoas que não sabem o que significa isso? Porque não usar a palavra estacionamento, que é compreensível por todos. A mesma coisa vale para Drive In. Porque não dizer que o show do Rainha será no estacionamento do Núcleo onde cabem 200 carros para comportar o público. Existem palavras que simplesmente foram aportuguesadas como show, que significa espetáculo. Elas foram realmente incorporadas ao dicionário da língua portuguesa. Mas ficamos por aí. Drive Thru é dose!
JAPA
Ontem escrevi que a vereadora Marli Heinle Gehm concorreu caminhando ao lado de Maria e depois de eleita se jogou nos braços de Martin. Na verdade, como tinha que ter um partido para concorrer e o dela é o PMDB, que fez coligação com o PRB de Maria, esta foi apenas uma mera formalidade. Maria jamais pediu voto para o candidato Gringuinho. Ela concorreu de forma independente, como geralmente faz. Ela faz campanha para si mesma e não pede votos para o candidato a prefeito. E realmente depois que se elegeu esqueceu a coligação da campanha e coligou com o PP de Martin. É a presidente da Câmara e vai ser o voto de minerva, quando der empate, o que muitas vezes vai acontecer. Aí votará com Martin porque foi com a chapa do PP que ela chegou na presidência da Câmara. O vereador Japa, um político astuto, tá dando risada porque sabe que os votos de Marli serão os deles.
PESQUISAS
Com relação ao próximo candidato a prefeito em 2024, Japa disse que a escolha deverá ser quem estiver melhor nas pesquisas, tanto pode ser um quanto outro, não importando o nome. Não vai ser bem assim, até lá muita água vai rolar por debaixo da ponte. Na eleição do ano passado, o candidato a vice não foi o melhor colocado nas pesquisas e Borracheiro ficou muito magoado com o fato de ter sido preterido por Marcelo Frohlich. Ela agora está em plena campanha para 2024. No jogo do Gaúcho em Nova Pádua na tarde de sábado, lá estava ele fazendo campanha para a próxima eleição. É um tanto estranho falar agora já em eleição para 2024, mas não custa especular porque vislumbro grande disputa para suceder o atual prefeito.
FEIRA
Sinceramente não sei, só sei que domingo haverá nova Feira Colonial no Buraco do Diabo. Teve domingo passado e vai ter agora neste domingo de novo. Melhor assim. Aliás, não sei porque não tem todos os domingos, já que quem determina se haverá um evento é o público. Se tiver público para todos os domingos, porque não fazer todas as semanas.
TRABALHO
A Câmara ainda está de férias. Os vereadores alegaram que saíram antes porque tinham votado os projetos em pauta. No entanto, é preciso lembrar que não são só projetos do Executivo que devem ser apreciados. Há muita coisa que pode partir dos próprios vereadores, que devem apresentar mais projetos de interesse do povo e não só o prefeito. Por exemplo, a dificuldade para abrir empresas em certas circunstâncias.