Panela de Pressão

Ivoti: durma-se, classe política, bode expiatório, 71, polícia e normalidade

22/03/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

DURMA-SE…

Durma-se com um barulho desses. O culpado de tudo é o governador quando retirou a cogestão, que ele mesmo criou. Como se ele fosse o único a saber o que fazer para enfrentar a Covid. A retirada da cogestão foi a mesma coisa que o pai quando dá umas palmadas no popô do filho. O governador disse que os prefeitos não sabiam nada e que só ele era o dono da verdade. Porque não deixou como tava. Tão abrindo e fechando há um ano e a Covid tá aqui entre nós mais ativa como nunca.

CLASSE POLÍTICA

Na verdade, todo mundo sabe que só a vacina vai acabar com o sofrimento de todos. Vacina feita fora do Brasil. Porque nossos políticos não foram minimamente capazes de dar o mínimo de si para diminuir o nosso drama. Se comparado até mesmo com países da Europa e Estados Unidos, aqui morreu menos gente que lá. A única diferença é que lá fazem gestes em massa e a classe política não foi capaz de fazer isso. Até nos esquecemos deste detalhe. Mas daí um juiz meter a colher é demais.

BODE EXPIATÓRIO

Lá fora lockdown é lockdown. Fecha-se tudo e as pessoas somem das ruas. Aqui os políticos sabem que precisam recolher impostos e não podem fechar tudo. A indústria todinha funciona e o comércio foi escolhido como bode expiatório. Alguém tinha que pagar a conta. A indústria produz e não pode deixar de produzir. Daqui a pouco não teríamos embalagem para empacotar produtos. Caixas de papelão por exemplo. E tem outra. Faltando mercadorias, a inflação sobe e dispara. Este risco o governo não pode correr. Como o comércio é o último elo da cadeia de produção, foi ele o escolhido para dar a impressão de que os governos estão fazendo alguma coisa.

71

A vacina está chegando e cada vez mais quantidade. Não demora e os que mais morrem estarão vacinados. Hoje de manhã começa a vacinação da turma de 71 anos. Quando chegar nos 60 estaremos 80% livres das mortes da Covid. Não é que os outros não tem importância. É que 80% das mortes são de idosos de 80 anos para cima. Vacinando 2.800 pessoas aqui em Ivoti que estão nesta faixa etária, diminuirão em 80% as mortes e hospitalizações. É só isto que falta. Vacinar.

POLÍCIA

A que ponto que chegamos. A política batendo na porta de algumas lojas porque estavam um pouco mais abertas do que o permitido. Coitado do fiscal da Prefeitura que tem que se prestar para fazer o papel de polícia, como se o desesperado comerciante fossem um bandido. Uma coisa é tudo fechado. Outra coisa é escolher quem pode trabalhar e quem não pode. E se por ventura um comerciante desobedecesse ao fiscal ele seria obrigado a chamar a polícia. A que ponto que chagamos.

NORMALIDADE

Ao contrário do que muitos pensam, acho que não estamos longe de uma vida mais ou menos normal. O vírus não vai embora, ficará muito tempo entre nós. Mas não fará mais mal do que hoje uma gripe qualquer. A volta da normalidade virá com a vacinação. Os prefeitos todos ontem estavam ansiosos esperando pela derrubada da liminar. A maioria deles chegavam a roer unhas esperando pela notícia da derrubada. E o Diário a deu em primeira mão.

Sair da versão mobile