Panela de Pressão

Ivoti: dúvidas, construção, trabalho, trabalho I, só o trabalho…

01/06/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

DÚVIDAS

Causa certa preocupação o fato de Luis Carlos Heck ter tomado a vacina e ter morrido de forma rápida neste fim de semana. Também não se sabe se ele logo procurou ajuda médica depois que teve os primeiros sintomas.

 

CONSTRUÇÃO

Nunca se investiu tanto na construção civil como agora. Em Ivoti, conclui-se um edifício e já tem mais cinco sendo erguidos. É uma verdadeira explosão de obras por todo lado. Não tem canto em Ivoti onde não se constrói um prédio. Isto é bom, precisamos crescer e o poder público está aí para moderar isso. Esse é o legado de nossos antepassados. Os alemães vieram aqui e são reverenciados por terem desenvolvido o Vale dos Sinos com muito sacrifício. Eles vieram da Alemanha para ganhar a vida. Tem gente que não quer que Ivoti cresça. No entanto, a maioria quer.

 

TRABALHO

Ainda ouvi de um antigo político de Ivoti neste fim de semana que estamos crescendo demais. Ainda bem que se trata de um antigo político. Espero que os novos pensem diferente. Todos precisam de trabalho e empregos melhores. Todos querem dar uma vida melhor para seus filhos. E isto se consegue só com bons empregos. E na linha de frente empreendedores que sonham em fazer bons negócios. E pensar que um dia  os empreendedores eram chamados de exploradores dos trabalhadores. Isto existiu na fase mais negra de nossa história recente no Brasil. Os que mandavam neste país continuam pensando assim.

 

TRABALHO I

Na década de 70 começou a chegada dos primeiros imigrantes da região das Missões. O Vale dos Sinos era considerado um eldorado e todos faziam a mala para virem para cá. Naquela época muitos eram contrários a chegada dos imigrantes. Eles vinham para trabalhar e não mais do que isso. E não fosse a força de trabalho deles, não seríamos o que somos hoje. Foram eles que forneceram a força de trabalho para, junto com os empreendedores, formar a base que desenvolveu o Vale dos Sinos e Ivoti em particular. Tomara que venham mais porque precisamos de mão de obra de pessoas que querem trabalhar. Infelizmente tem muitos que não querem trabalhar. No entanto, a esmagadora maioria, no mínimo 99% das pessoas que vieram para cá, só vieram atrás do trabalho. Não fossem eles e não seríamos o que somos hoje. No máximo, uma cidadezinha de 7.000 habitantes. Sem trabalho e empresas não há crescimento e desenvolvimento. E sem desenvolvimento não há riqueza. Pelo contrário, miséria e pobreza.

 

SÓ O TRABAHO…

O fundador do Bradesco, o maior banco brasileiro, tinha um ditado. “Só o trabalho pode produzir riquezas”. Tomara que nossos homens públicos façam a sua parte e pensem em tudo que escrevi acima, e tomem a iniciativa de desenvolver ainda mais Ivoti. Nunca estive satisfeito com os  homens que dirigiram o município. Sempre achei que poderiam ter feito mais e não tenho dúvidas disso. A Prefeitura tem um papel importante no crescimento do município. Todos pagamos impostos. E este volume de dinheiro que entregamos na mão dos nossos homens públicos, pode ser muito bem usado para crescermos mais. Ainda não chegamos lá. Tomara que estejamos a caminho.

Sair da versão mobile