Panela de Pressão
Ivoti: educação, juros, educação, quarto
Raul Petry – colunistas@odiario.net
Panela de Pressão
EDUCAÇÃO
Realmente Ivoti está de bem com a vida. Agora saiu o ranking do Idese, que é o Índice de Desenvolvimento Sócioeconômico de todos os municípios do Estado com dados até 2019. Ivoti ficou em 1o lugar entre os municípios da região que abrange o Diário e em 22o no Estado inteiro. No que tange especificamente a Educação, ficou em 4o lugar no Estado. Os dados são alvissareiros para o município, no momento em que as coisas começam a andar e a própria Prefeitura começa a destravar algumas liberando com mais presteza o funcionamento das coisas. A explosão imobiliária na cidade é talvez o sintoma mais eloquente do crescimento da cidade. Estão nada mais nada menos do que 15 prédios em construção simultaneamente, coisa jamais vista.
JUROS
É bem verdade que isto em parte decorre do fato dos juros bancários terem caído muito quando foram tomadas as decisões de investimento. Se o dinheiro rende pouco no banco e mais em investimentos como a construção de imóveis, o investidor não tem dúvidas. Ele bota o dinheiro onde ele tem mais perspectiva de render. Hoje a venda de imóveis caiu muito, mas é um fato sazonal. Logo ali adiante o mercado se equilibra de novo e a venda volta ao patamar de antes.
EDUCAÇÃO
O nosso município vizinho de Picada Café ficou em primeiro em educação no Estado e Ivoti em 4o lugar, seguindo-se Nova Petrópolis em 6o lugar. Portanto, dos seis primeiros no Estado, a nossa região contribui com 3 municípios. Portanto, a melhor educação do Estado se concentra na nossa região, o que enche de orgulho os administradores públicos e também a população em geral e muito mais a comunidade escolar. Antigamente os professores eram mal pagos, mas hoje em dia este tempo passou. Hoje eles são bem remunerados e o resultado talvez está aí. Não é porque Ivoti está em 4o lugar no Estado em educação. A melhora na remuneração dos professores acontece em todo o Estado, o que deve se refletir na educação no Estado todo. Com isto, teremos cidadãos melhores no futuro, os adultos de amanhã estão bem preparados para enfrentar a vida. A educação é a base de um futuro melhor para o Brasil.
QUARTO
O fato de Ivoti estar na 4a lugar em Educação dentre todos os municípios do Estado e em 22o lugar no Índice Geral dá mais uma injeção de ânimo naqueles que estão diretamente envolvidos na elaboração do projeto IVOTI100. Imagine, você está construindo a Ivoti do futuro e fica sabendo que estamos em 4o lugar na Educação e em 22o lugar no Índice de Desenvolvimento do Estado. Ou seja, você está planejando a Ivoti para daqui a 43 anos sabendo que estamos entre os primeiros em desenvolvimento no Estado. Que notícia boa. É bem verdade que a distância entre um e outro não é grande, mas estamos em 4o lugar no Estado, o que é o que interessa. Portanto, as bases para delinear as bases para a Ivoti do futuro estão plantadas. Basta agora sintetizar, botar no papel e todo mundo saber para onde vamos.