Panela de Pressão

Ivoti: empregos, tecla, sugestão, negócios, pré-condição

07/07/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

EMPREGOS

O mercado de empregos está aquecido porque a economia deve crescer cerca de 5% este ano. No entanto, o que é crescer 5% se no ano passado tivemos um PIB negativo de 7%. Ainda ficaremos devendo 2%. Aqui em Ivoti é impressionante como mantém uma batida firme, sem ter muitas oscilações. Outros municípios as vezes geram muitos empregos num mês e depois perdem muitos também noutro mês. Ivoti não, sempre mantém uma média de crescimento do emprego. Em junho foram admitidos 306 trabalhadores e demitidos 257. Portanto, tivemos um saldo positivo de 49 contratações.

TECLA

Ontem bati na tecla de se achar uma solução para o Núcleo de Casas de Enxaimel, inclusive sugeri que se busque um nome apropriado para o lugar. É o nosso maior e talvez único ponto turístico que dá para chamar assim. Para o Núcleo que convergem 99% dos nossos visitantes. Em termos de turismo podemos fazer muito mais, depende apenas de investimentos. Ou vocês acham que Gramado é o que é sem investimentos. Logo dirão, mas lá são investimentos privados. Agora sim. No entanto, no passado tudo iniciou com investimentos da Prefeitura. E quem diz que aqui não se fazem investimentos privados.

SUGESTÃO

Em primeiro lugar repito de novo o que escrevi ontem. Vamos fazer uma promoção para achar o melhor nome possível para o Núcleo de Casas de Enxaimel. Sinceramente, este nome não tá com nada. Quebrou o galho até agora. No entanto, agora que o Núcleo está consolidado, temos que achar um nome bom, fácil de pronunciar e que fique gravado na memória das pessoas. Uma enquete ou uma promoção que renumere de alguma forma o ganhador poderia ser lançada para dar um novo e definitivo nome para o Núcleo de Casas de Enxaimel.

NEGÓCIOS

Afinal, o local está ali só para as pessoas tomar chimarrão e passear, enquanto admiram a beleza do local, ou para fazermos negócios. O turismo é uma indústria de negócios, tanto que muitas cidades vivem do turismo, inclusive países. Então porque não abrir o Núcleo para negócios, os mais diversos, todos os fins de semana. Não tem cabimento o local receber 1.000 pessoas por fim de semana normal e que deixam muito pouco e nenhum dinheiro aqui. É ruim para todo mundo. A administração municipal tem que começar a pensar no assunto. Temos uma Secretaria do Desenvolvimento. Que ela atue para desenvolver a indústria do entretenimento no município. Muito mais do que já foi feito pode ser implementado. E sem demora. Têm que arregaçar as mangas e trabalhar neste sentido.

PRÉ-CONDIÇÃO

No entanto, para que os negócios funcionem mesmo e venham mais pessoas, temos que melhorar o acesso. Ou duplicando a Castro Alves, ou mesmo levando à frente o projeto da Rodovia Leonar Brizola. Não importa de que governo é a iniciativa, temos obrigação de dar continuidade ao projeto, pelo menos brigando para que se torne realidade um dia. Se ninguém fizer nada tudo fica como está.

Sair da versão mobile