Panela de Pressão

Ivoti: endoscopia, Bom Jardim, susto, inclusão, galo

09/06/2021 - 06h00min

Felipe Faleiro

Endoscopia

 

Há alguns dias, o Hospital São José inaugurou o Centro de Endoscopia. Um local muito bonito e organizado, pelo que soube e pelo que observei nas fotos da colega Leila Ermel. Aliás, estávamos precisando de equipamentos em Ivoti. Foram muitas as pessoas que elogiaram a iniciativa e afirmaram que, agora, não precisam mais ir a outros municípios realizar determinados exames, tanto no SUS, quanto convênios e particulares. O valor estimado para os novos aparelhos e a estrutura foi de R$ 800 mil, por meio de emendas parlamentares. É um valor bem investido e que gera resultados para a comunidade. Nosso hospital está de parabéns.

Bom Jardim

 

A forma que a Prefeitura encontrou para conscientizar os motoristas da importância de trafegar devagar na Av. Bom Jardim, no trecho do Beto Imóveis, foi colocar barreiras dos dois lados, estreitando o local para uma pista. Foi uma atitude acertada, já que tinha gente que achava que a Bom Jardim era autódromo. Mas ainda existe o que ser feito. Muitos que vêm da BR ainda andam rápido depois que passam as barreiras, ou mesmo quem vem do Bar do Gordo, depois que passou os Bombeiros, também anda em alta velocidade. Sou da opinião de que aquelas barreiras e tachões são excelentes. Basta ver como diminuíram os acidentes ali.

Susto

 

Recentemente, a Autarquia Água de Ivoti estava fazendo obras na Bom Jardim. É uma importante avenida, talvez a segunda mais importante do município, depois da Av. Presidente Lucena. Por ser justamente tão relevante, precisa de obras sempre. Por exemplo, volta e meia existem lâmpadas queimadas em trechos da avenida. Outro dia, era bem em frente ao Sucos Petry. Saindo de Ivoti, à noite, quase não consegui ver o quebra-molas que tem na descida. Sei que ele está ali, e por isso evitei um susto maior. Mas quem não está acostumado pode ser vítima de um acidente. Não dá para entender como uma avenida tão fundamental pode ter tantos problemas.

Inclusão

 

Repercutiu bem na Internet o texto do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência, compartilhado também pela Prefeitura, sobre a história do jovem Rafael Windmoller, 20 anos de idade e funcionário do Supermercado Kern. Não o conheço pessoalmente, mas sua história é belíssima. Rafael tem síndrome de Down e precisa de ajuda para algumas atividades, mas em outras é independente. Diz ele que, com o salário que ganha trabalhando como empacotador, comprou uma televisão, um videogame e um ar-condicionado. O mundo precisa destes bons exemplos de superação e inclusão, e neste ponto, fica os parabéns à equipe do Kern e ao próprio Rafael e sua família.

Galo

 

Essa é nova pra mim, e até parece piada: a Polícia prendeu um galo por cacarejar durante a madrugada. Daqui a pouco vão começar a prender os cachorros por latirem, e os gatos por miarem. Um vizinho até tentou conversar com o dono do animal sobre o barulho, mas não teve jeito. É o ser humano tentando interferir na natureza até desta forma.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário