Panela de Pressão

Ivoti: engrenou, por aqui, pontilhão, ninguém quer, estacionamento

14/09/2021 - 06h00min

Atualizada em 14/09/2021 - 07h03min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ENGRENOU

O movimento nos domingos no Núcleo de Casas de Enxaimel engrenou. De antes da pandemia até agora quintuplicou o número de pessoas que visitam o local nos domingos. As pessoas descobriram o belo lugar que é o Núcleo. A Prefeitura teve contribuição decisiva para a descoberta do público do Núcleo aqui perto da região metropolitana. Os investimentos estão cada vez maiores e as pessoas estão vendo isso. Imaginem, até pouco tempo atrás não tinha internet no Núcleo. Pode um absurdo desses? Até pouco tempo atrás, não tinha aquele estacionamento amplo que tem hoje e que já ficou pequeno. Os banheiros ficaram mais amplos para comportar o maior número de pessoas. O pavilhão também veio, embora não como deveria. Foi uma rateada e tanto não construir aquele pavilhão em estilo enxaimel.

POR AQUI

Desta maneira muitas pessoas que não querem subir a serra, vem até Ivoti e Dois Irmãos e curtem o domingo por aqui mesmo. É perto e o ar que se respira é igual ou quase igual ao da serra. Se Ivoti se preparar bem para receber este potencial grande de turistas, vai tirar muito proveito disso. E se preparar bem é realizar investimentos.

PONTILHÃO

Como se sabe, há 10 anos foi construída uma ponte pênsil, a popular pinguela sobre o Arroio Feitoria, para ligar o Núcleo com o outro lado, onde há espaço amplo para novos investimentos de melhoria do local todo. Na primeira enchente, a pinguela foi embora. Alguém errou, ou disseram para os construtores de que o Arroio Feitoria às vezes têm enchentes. Faz uns 8 anos no mínimo e nada mais foi feito para reconstruir a pinguela. O que ocorreu para a atual administração foi construir uma ponte de verdade, que ligasse os dois lados, algo mais do que necessário, para não depender só da Ponte do Imperador.

NINGUÉM QUER

Ocorre que o edital para a construção da ponte foi lançado umas cinco vezes e ninguém se habilita para construir a obra. Outra obra mais do que necessária é o asfaltamento do trecho que vai por trás, passa na frente do Núcleo e liga o trecho a RS-865. Uma vez asfaltado, vai ser usado por muito mais pessoas. Os moradores das grandes cidades odeiam poeira. Imagina estacionar por ali e ter que caminhar até o Núcleo em meio a poeira. Isto não existe. Se fosse asfaltado, dezenas de carros caberiam num estacionamento ao longo da estrada e ninguém se importaria em caminhar alguns metros até chegar ao Núcleo.

ESTACIONAMENTO

Desta maneira já aumentaria naturalmente o número de vagas para estacionar. Trata-se de um estacionamento natural, que já existe. Só é preciso para o poder público transformar a estrada num estacionamento asfaltando o trecho. E botar uma placa de estacionamento oblíquo. E pronto. Por estas e outras que prego o investimento de 1 milhão por ano no Núcleo. Tinha um tempo em que se chamava Ivoti de Cidade das Flores, como ainda hoje, embora um pouco fora de moda. Na época não havia a Feira das Flores e não tinha uma única flor na rua que tivesse a mão da Prefeitura. Um fiasco. Agora pelo menos já melhorou isso.

Sair da versão mobile