Panela de Pressão

Ivoti: explicação, mistério, asfalto, enxaimel

14/07/2021 - 06h00min

Atualizada em 14/07/2021 - 10h01min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

EXPLICAÇÃO

A administração municipal poderia dar uma explicação plausível para manter as tendas do Núcleo de Casas de Enxaimel fechadas em determinados fins de semana. Deveria ter uma muito boa explicação para o tamanho do absurdo que é. Imaginem se no último domingo, quando uma multidão acorreu para o Núcleo, as tendas estivessem fechadas. Sobraria muito pouca coisa para oferecer aos visitantes. Metade das 1.000 pessoas que lá estiveram saíram do local com sacolas de compras. Este é um dos objetivos da existência de um ponto turístico com as características do Núcleo de Casas de Enxaimel. Negócios precisam ser feitos. Para manter aquilo ali o município gasta dinheiro e não é pouco. E muitos investimentos ainda precisam ser feitos. Deveria ter uma diversidade de produtos para vender ali.

MISTÉRIO

Que mistério é esse para manter os negócios fechados no próximo fim de semana por exemplo. Toda e qualquer regulação é prejudicial para todo mundo, o povo e o próprio estado. Aqui em Ivoti o município só perde vendendo menos do que se poderia. O dinheiro que os turistas trazem para cá circula na economia de Ivoti. Uma boa injeção de dinheiro ajuda em tudo até nos cofres da Prefeitura. Então, o que há? Foi feito um acordo que impede o funcionamento normal e pleno do Núcleo? Se isto foi feito está na hora de rever. Os próprios visitantes não entendem porque vem ali e encontram muito pouco coisa para comprar além do chopp. A cervejaria que atende no Núcleo tinha dois pontos de venda e não parou de vender em momento algum. Sempre tinha fila para comprar chopp. Imaginem agora no próximo final de semana se não tivesse chopp para vender. Muitas pessoas ficariam frustradas e alguns nem voltariam mais lá sabendo que nos outros lugares têm chopp para tomar e em Ivoti não. Isto no principal e único ponto turístico que temos.

ASFALTO

Outra coisa que percebi circulando por lá domingo. Porque não se faz a entrada pela ponte e a saída lá no outro lado. Aquele trecho tem que ser asfaltado e fazer a saída de veículos por lá. A compra de mais áreas no entorno do Núcleo também é uma necessidade urgente. A construção de pinguela para substituir a outra que o rio levou também. O lugar é bonito demais para parar de embelezá-lo ainda mais. Muito falta para ser feito. No domingo, inúmeras pessoas ficavam na frente do prédio reformado pela Adoma para fazer fotos com aquele cartão postal de fundo. As coisas estão acontecendo, mas precisa ser com mais rapidez. No ritmo em que vai está muito devagar. Sabe-se que não é fácil. No entanto, o setor público é o único que não perdeu nada com a Covid. Não é ó único, mas que obteve os maiores ganhos. Os municípios todos aumentaram a arrecadação e a despesa foi diminuída por conta da própria Covid. Portanto, dinheiro não falta para investir naquele lugar lindo.

ENXAIMEL

Outra coisa. Não foi uma tremenda mancada construir aquele pavilhão com traçado moderno no meio das casas de enxaimel? Não deveria ter sido construído também em estilo enxaimel.? Me parece uma tremenda mancada. Ele está completamente fora do contexto. Ali no Núcleo tudo tem que ser em estilo enxaimel.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário