Panela de Pressão
Ivoti: explosão, sobra, ordem, desporto, cemitério
Raul Petry – colunistas@odiario.net
EXPLOSÃO
Está havendo uma verdadeira explosão imobiliária na cidade. Aliás, não é só aqui em Ivoti, mas em toda a região. Em Ivoti logo teremos 15 prédios em construção. Nunca antes visto. Tem de tudo, em quase todos os bairros, prédios residenciais e comerciais. No centro um prédio comercial foi concluído e outro começou um perto do outro.
SOBRA
Logo aparecem aqueles que acham que vão sobrar apartamentos residenciais e o negócio vai deixar de ser bom. Acho que não. Tem muita gente que não tem casa para morar e, além do mais, o crescimento da cidade é evidente. Ivoti se transformou em cidade-dormitório e, acredite quem quiser, muitas pessoas vem morar aqui por causa da qualidade da água. Um dia desses contratamos uma nova funcionária aqui no Diário e ela já se decidiu em vir morar aqui. É assim que as coisas funcionam. Centenas de pessoas vem morar aqui todos os anos e ela precisam de uma residência. No fundo, os prédios em construção, nem vão dar conta da demanda. Este é o lado bom do crescimento econômico. A vida passa a ter mais sentido. Qual é a graça de viver com privações. O crescimento econômico melhora a vida de todo mundo.
ORDEM
O crescimento econômico tem que acontecer, mas ele não pode ser desordenado. Tem que haver uma ordem, ou as coisas não se sustentam. Acreditamos que a Prefeitura tenha ciência disso. Os loteamentos, por exemplo, que estão tomando forma no Jardim do Alto demonstram que o município está expandindo para onde havia só mato antes. Outro dia, antes das 6h30, havia dois caminhões enormes na Castro Alves trazendo novos reservatórios de água para o local onde estes lotes estão saindo. É a economia girando forte.
DESPORTO
Acho que a última coisa que vai voltar depois dessa pandemia é o desporto, especialmente campeonatos municipais. Esportes de contato podem não ser bem quistos em uma situação como a atual, e é para ser assim, do contrário pode haver alguma contaminação e nunca se sabe de onde ela veio. Por outro lado, o coronavírus parece mais controlado na região. Faz dias que não morre ninguém em Ivoti pela Covid-19. E a vida já está praticamente normal de novo. No hospital, quase não tem ninguém internado pela doença.
CEMITÉRIO
Essa história do Cemitério Municipal deu o que falar no último final de semana. Primeiro, se disse que o túmulo de um suposto morto por Covid foi violado. Depois, veio a confirmação: não era nem morto pela Covid, nem violação da sepultura. O culpado teria sido um cavalo, cujo dono assumiu a culpa. O bicho nem deve ter visto onde pisou, mas pelo jeito, caiu dentro dela, ou quase. Se fosse uma pessoa, imagina o susto! Por isso que sempre dizem: pra que filme, se nada surpreende mais que a realidade.