Panela de Pressão

Ivoti: faixa, melhor?, UTI, desconfiança. absurdo

12/08/2021 - 06h05min

Atualizada em 12/08/2021 - 09h50min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

 

FAIXA

Em Ivoti estão vacinando na faixa dos 20 aos 30 anos de idade. A vacinação anda rápida. O que está um pouco longe de atingir o primeiro alvo é a segunda dose. Quando estiverem vacinados cerca de 70% da população pode ocorrer a liberação de tudo, inclusive o uso de máscara. Aí se considera que a Covid estará vencido. Não definitivamente porque ele continuará existindo, mas não com capacidade para gerar a mortalidade que acontece ainda hoje. Agora que o pesadelo está passando, a gente custa a acreditar o que passamos desde o ano passado. Parece mentira, mas foi e continua sendo verdade.

MELHOR?

Afinal tem alguma vacina que é melhor do que a outra. A melhor mesmo é a Jannsen, que é aplicada apenas em uma dose. Esta é, sem dúvida, a melhor. A Oxford, que foi a primeira a chegar ao mercado, leva 90 dias para se poder aplicar a segunda dose. É muito tempo. As pessoas não conseguem nem comemorar o recebimento da vacina, porque a espera para a segunda dose é muito longa.

UTI

A gente se pergunta como, em pleno inverno, as internações em UTI ocupam apenas 80% da capacidade instalada dos hospitais. A gente se lembra de tempos passados quando, no inverno, as UTIs ficavam lotadas e as pessoas eram atendidas nos corredores dos hospitais. Aumentou tanto assim a capacidade dos hospitais ou tem menos gente na fila para UTI por medo de pegar Covid nos hospitais. Acho que é verdadeira a segunda hipótese. As pessoas só consultam mesmo ou vão para o hospital quando não tem outra opção. A menos que já estejam vacinadas e não há mais risco de contaminação.

DESCONFIANÇA

Vale lembrar do final do ano passado, quando começaram a vacinar primeiramente na Inglaterra e se dizia que era perigoso se vacinar porque podiam ter sido instalados chips nas vacinas que podiam provocar as mais diferentes doenças nas pessoas. Ou criar dependência com a China, no caso da Coronavac. Que a vacina deixaria as pessoas com sequelas ou simplesmente num cadastro do governo chinês para futuro uso a fim de dominar o mundo. Teorias da conspiração não faltaram, inclusive pronunciadas pelo próprio presidente da República, que foi contra a vacinação. No mínimo botou minhoca na cabeça de muitas pessoas, tanto que muitas delas até agora não se vacinaram. Conheço uma mulher que garantiu que não vai se vacinar. Ela disse taxativamente que não era louca a ponto de se deixar vacina por uma vacina que podia provocar doenças nela.

ABSURDO

Existe absurdo maior do que este? Como é possível alguém acreditar numa coisa dessas. Bem, se o próprio presidente disse que não se vacinaria e que ninguém era obrigado a se vacinar, o que pensar de muitas pessoas que não tem o nível de esclarecimento dele. Isto simplesmente não existe. Os laboratórios são empresas gigantescas que queriam na medida que qualquer destas idiotices se confirmasse. As vacinas são testadas à exaustão e seu uso aprovado por órgãos de governo. Não existe o menor risco quanto a estas bobagens. Muito pelo contrário: elas vieram para salvar a humanidade.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário