Panela de Pressão

Ivoti: Feira do Mel, Colônia Japonesa, mel, aviso aos navegantes

20/08/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

FEIRA DO MEL

Está tudo muito bonito no Buraco do Diabo, que recebe o primeiro fim de semana da Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti, depois da paralisação no ano passado. Está todo mundo curioso para ir ao Buraco do Diabo e se deliciar com o ambiente aconchegante e as delícias que lá poderão ser saboreadas e compradas para levar embora. Este foi o primeiro evento realmente criado com a marca de Ivoti. Antes desse não tínhamos nenhuma, com exceção do kerb, que existe desde que os alemães aqui aportaram nos idos do século XIX. Como se sabe, o kerb é uma festividade de igreja. Na época em que se comemorava a inauguração da igreja se celebrava o kerb. Claro, naquela época o kerb era uma festa de igreja e familiar. Depois disso se transformou também numa festividade comercial. É normal, onde existem uma grande reunião de pessoas, os negócios aparecem. Como disse certa vez o lendário Walt Disney. Meus negócios se dirigem para onde os olhos das pessoas estão. Hoje o kerb não precisa perder as suas características originais. No entanto, foi trazido da época para a época atual.

COLONIA JAPONESA

Temos dois tipos de turismo na cidade. Um é o turismo de eventos, que são três nos dias de hoje. O kerb, a Feira do Mel e a Feira das Flores. Em breve será inserida uma quarta festa, que será celebrada na Colônia Japonesa. Como eles já tem a Feira deles uma vez por mês, a Prefeitura, em parceria com os japoneses, celebrará uma festa maior na Colônia, para atrair muitos turistas. Hoje em dia, ou seja, até antes da pandemia, já vinham muita gente lá para comprar os produtos ali expostos. Quando a festa ficar maior, com infraestrutura adequada, vai entrar oficialmente para o calendário de eventos da região.

MEL

No entanto, o negócio agora é a Feira do Mel, que acontece neste e no outro fim de semana. Está tudo pronto para atrair milhares de pessoas. Na maioria famílias que vão lá curtir o ambiente familiar e, se for o caso, de quebra, saborear um gostoso chopp da Adoma, que lá estará em vários pontos para ser saboreado. Infelizmente o prédio da Adoma ainda não estará pronto, pois vai ser inaugurado apenas em setembro. A cervejaria fez um investimento grande no local e vai colher frutos. O ponto para vender chopp é excelente, pois tem público todos os fins de semana. E quando tem eventos oficiais então nem se fala. A área verde aproveitável, vai ser ampliada pela cervejaria, para os fundos do prédio histórico e ali as pessoas poderá se sentar no meio do matinho para passar boas horas de lazer.

AVISO AOS NAVEGANTES

No entanto, já cabe avisar que no ano que vem será introduzido mais um evento no calendário do Núcleo de Casas de Enxaimel. Trata-se de um evento que tem as características locais e que hoje já atrai muita gente para Ivoti a fim de visitar os locais de produção do produto. Este evento tem seus fundamentos e não vai cair do céu. E quando as coisas têm raízes tem tudo para dar certo.

Sair da versão mobile