Panela de Pressão

Ivoti: futuro, adivinho, muito, Socaltur, futuro, demissões

22/06/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

FUTURO

Ninguém é adivinho com relação ao futuro da operação entre a Hercosul e a BRF. Como se sabe, esta última comprou a Hercosul, cujo capítulo final foi na última sexta-feira. No entanto, o maior temor que se ouve das pessoas é com relação a demissões. Olha gente, esta possibilidade praticamente não existe. Porque demissões? Quem passou por um perrengue brabo foi o setor calçadista com a invasão de produtos chineses. A exportação de calçados caiu e o nordeste ofereceu vantagens que atraiu nossas grandes empresas para lá. Perdemos competitividade e o Vale dos Sinos encollheu. Das grandes fábricas de calçados da época sobraram poucas. Isto é a história de um setor específico.

ADIVINHO

Com relação ao setor pet a história é outro. O atual período é de expansão do setor de ração animal para cães e gatos, com crescimento de 12% ao ano e cujas previsões são de que este crescimento perdure por muito tempo. Porque temer demissões numa situação dessas, em plena expansão do setor. Calma gente, não é para tanto! Havia um certo pessimismo nas conversas de botequim que não se justifica. Muito pelo contrário. É capaz de haver novos investimentos que tragam ainda mais empregos para Ivoti.

MUITO

O que é muita coisa é a participação no mercado brasileiro da indústria pet da Hercosul. É calculado em 4%. Olha, você ter uma participação de 4% no Brasil inteiro não é pouca coisa. Não foi por pouca coisa que a BRF se voltou para a Hercosul. As outras são multinacionais que não se compra. É um orgulho para Ivoti ter uma empresa que tem tanta participação no mercado em um setor que se desenvolve muito.

SOCALTUR

Com relação a Socaltur, as especulações de quem comprou a empresa continuam. Tem no mínimo umas 10 versões na praça dando conta de que esse ou aquele comprou a empresa. É que a Recuperação Judicial de 2 anos se completa agora em julho e tudo tem que estar resolvido até lá. Como se sabe, neste caso, tudo tem que ter a concordância dos credores e da Justiça. E parece que este acordo aconteceu e a Socaltur encerra suas atividades nesta semana. Não se sabe como fica a empresa de ônibus. O que encerra as atividades é o posto de gasolina e talvez outras atividades que se situam na sede da empresa.

FUTURO

Contudo, o futuro da Socaltur está selado. A empresa não existirá mais. Encerra suas atividades depois de décadas de enorme participação na vida de Ivoti. O que não se sabe como ficará é a Agência de Turismo que fica em Novo Hamburgo. Ela era tida e havida como a maior agência de turismo do Estado. Talvez está fora da Recuperação Judicial.

DEMISSÕES

Com relação aos funcionários, o último dia de trabalho será agora na quinta-feira. O posto encerra suas atividades portanto nesta semana. E o que será do terreno da Socaltur, que compreende quase uma quadra inteira ao certo não se sabe. Falam que ali sairão prédios para comércio e residencial e outros comentam que um grande empresário de Ivoti está por trás da compra da Socaltur e que ali será construído um prédio para abrigar o atacado Macromix.

Sair da versão mobile