Panela de Pressão

Ivoti: geada, quebra-tudo, subida, modernos, caminhões

02/08/2021 - 06h05min

Atualizada em 02/08/2021 - 08h40min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

Panela de Pressão
GEADA

Na semana passada tivemos de tudo, bem típico de nosso inverno. Calor, frio, neve e geada. Aqui em Ivoti não tivemos geada, mas bem pertinho daqui sim. O frio até sábado foi de rachar. Geou na sexta e sábado em Ivoti e foi muita geada. Até então o inverno tinha sido rigoroso como há muito não se via. No entanto, as temperaturas não chegavam perto de zero como desta vez. O inverno tem lá suas coisas boas. A maioria das pessoas preferem o verão. No entanto, tem muitas que gostam do inverno, como eu. Eu gosto do inverno, do frio e, quando tem sol, então nem se fala. No inverno se dorme melhor, se come melhor, trabalha-se com mais disposição, enfim, tem lá as suas coisas boas. É bem verdade que o trabalho do nosso dia a dia aumenta no inverno. No verão, para a gente se vestir, é num piscar de olhos. No inverno, até a gente colocar aquele monte de roupas, vai bem mais tempo.

QUEBRA-TUDO

Aquele quebra-molas que botaram onde foi inaugurado um supermercado há pouco tempo é um caso de polícia. Os órgãos públicos não podem fazer uma coisa dessas. Sabe-se que as pessoas na sua maioria apoiam os quebra-molas. A maior parte delas parte do pressuposto errado. Nunca se deve punir a maioria por causa da minoria. No caso dos supostos motoristas que excedem a velocidade permitida, trata-se de uma minoria que não passa de 2% dos motoristas que aprontam no trânsito. Pune-se com sustos, prejuízos materiais e se obriga os motoristas a parar no meio de uma via por causa de alguns poucos. Além de tudo, escolhe-se o pior tipo de limitadores de velocidade, que não existem em nenhum país sério do mundo.

SUBIDA

Tá, e na subida não vai ter quebra-molas? Então porque tem na descida? Do jeito que tá o quebra-molas só um lado da pista, é a mesma coisa que nada. Sinceramente, não estou entendendo nada. Será que é porque não pode botar quebra-molas em lomba?

MODERNOS

Hoje em dia há uma série de limitadores de velocidade bem mais moderno do que um troço daqueles. Porque não botar ali um pardal. Pode ser dos mais baratos. Limita a velocidade em 40 km/hora e quem passar a 41 por hora leva multa. Por mim pode ser uma multa salgada, tipo 200 reais ou até mais. Resolve o problema sem prejudicar os bons motoristas. Se tiver multa de 200 reais, todos os motoristas vão passar a ser bons, sem exceção.

CAMINHÕES

A maioria dos caminhões que cruzam por Ivoti em direção a grande Porto Alegre, passam pela Presidente Lucena no centro, depois pegam a Rua São Leopoldo e vão embora. É difícil de compreender que ainda são permitidos o tráfego caminhões pelo centro da cidade. O grande problema é que não temos uma via alternativa. Na verdade temos, e se trata da Castro Alves. Aquela avenida tem que ser duplicada para desviar todo o tráfego de caminhões por lá e tirá-los do centro. O trevo de acesso é bonito, a Av.Bom Jardim está duplicada, só falta a Castro Alves. Passa tudo por fora da cidade e numa avenida de pista dupla. Ainda vai faltar uma ponte decente sobre o Arroio Prass e uma rótula no início da Rua Tuiuti. A descida para o Buraco do Diabo já tem três pistas e estará tudo certo. Mãos a obra!

Sair da versão mobile