Panela de Pressão
Ivoti: grave, precipitação, pavimentações e volta da Câmara de Vereadores
Raul Petry – colunistas@odiario.net
GRAVE
O acidente com bicicleta do prefeito de Ivoti é mais grave do que se pensava de antemão. Ele está convalescendo em casa e pode vir a ser paciente de cirurgia dependendo da evolução do seu quadro de costela quebrada, clavícula e leve perfuração no pulmão. E tudo isso foi num acidente de bicicleta. De todos os ciclistas envolvidos no acidente, apenas o prefeito teve lesões corporais.
PRECIPITAÇÃO
Não sei se houve precipitação. A verdade é que as administrações municipais se apressaram e suspenderam aulas já na sexta-feira de acordo com o decreto do governo do Estado, que tem a prerrogativa de estabelecer normas sobre o ensino no Estado. No entanto, como havia recursos até segunda e a própria negociação das entidades de prefeitos com o próprio governador, a cogestão com as Prefeituras prevaleceu e cada prefeito passou a ter desde ontem a prerrogativa de mudar de bandeira e manter os negócios funcionando e o retorno as aulas. Na prática, aulas foram suspensas em quase todos os municípios sem o serem de fato.
PAVIMENTAÇÕES
As pavimentações de ruas e estradas de Ivoti continuam num ritmo bom. Agora chegou a vez da Rua do Grotão, um belo pedaço do nosso interior, que não é muito grande, mas que tem belezas naturais para se apreciar. Não sei se a administração municipal está de fato trabalhando no fato de termos um projeto grande. As obras menores são necessárias. No entanto, tão necessárias quanto as pequenas, são as obras viárias que trarão desafogo e são voltadas para o futuro. Por exemplo, a duplicação da Castro Alves é uma necessidade. Assim como a própria Av.Bom Jardim foi duplicada há décadas, porque era uma necessidade, a mesma coisa acontece agora com a Castro Alves. É imperioso que se decida agora, antes tarde do que nunca, pela duplicação da Castro Alves. Se nada for feito agora, nunca mais será. E aí, como fica o trânsito pesado que deveria todo passar por ali e não pelo centro da Cidade? Daqui a pouco vão proibir a circulação de caminhões pesados pelo centro de Ivoti e vão passar aonde? Alguém tem que se preocupar com o olhar de estadista, porque foi eleito para isso também e não apenas se preocupar com o dia a dia, com as obras menores.
SEGUNDA
Segunda-feira voltam as sessões da Câmara de Vereadores, depois de 45 dias de férias. Desta forma os vereadores voltam com pilha nova e tomara que façam a diferença. Ivoti merece representantes que debatem os problemas da cidade e não apenas se preocupem em votar os projetos do Executivo. Vereador foi eleito para representar o povo e resolver os seus problemas. Esta tarefa não compete só ao Executivo. São os vereadores que fazem as leis municipais. Se elas são boas, parabéns a eles. Se são ruins e não se mudam elas, os vereadores ficam devendo. E lei ruim temos aos montes e que nunca são resolvidos. Na maioria da cabeça dos vereadores, eles são eleitos para comparecer ali na sessão em dia e hora marcada para dizer sim ou não aos projetos da Prefeitura. Ledo engano. Eles precisam fazer muito mais.