Panela de Pressão
Ivoti: Hercosul, coincidência, mercado, vulto, mistério
Raul Petry – colunistas@odiario.net
HERCOSUL
Ivoti foi sacudida na semana passada por duas notícias de vulto. Uma não tão antiga, já que a Socaltur está de concordata e o desfecho era esperado para os próximos dias. No entanto, a venda da Hercosul foi uma surpresa para todo mundo. Poucas coisas ficam tão bem guardadas como a venda da Hercosul. Um negócio de vulto desses leva meses para ser concretizado e manter totalmente em sigilo não é fácil. Grandes negócios são assim mesmo, o sigilo é total e a alma do negócio. Se foi bom para o proprietário não tem problema. É só ele que tem o poder de decisão e não fosse um bom negócio não teria feito. Um dos problemas deste negócio é outro, diz respeito a todos nós. A empresa a partir de agora não é mais daqui, o comando passou para outras mãos.
COINCIDÊNCIA
A compradora da Hercosul é a BRF – resultante da junção das megaempresas Perdigão e Sadia. Portanto, é coisa muito grande. Há questão de 10 ou 15 anos a Laticínios Ivoti foi vendida para a Perdigão. Meses depois foi simplesmente fechada. É claro que se trata de uma outra situação, a Laticínios Ivoti ia acabar fechando do mesmo. No entanto, a compra pela Perdigão apressou o seu fim. Agora, é a mesma Perdigão que compra a Hercosul com o nome de BRF. Provavelmente o tratamento que darão para a Hercosul será outro. A Hercosul é empresa de ponta e nada justificaria o mesmo tratamento dado a Laticíonios Ivoti. São realidades completamente diferentes.
MERCADO
O Brasil é grande e o mercado pet é um dos setores que mais cresce nos últimos anos. A previsão é de que cresça cerca de 12% ao ano. Não é nada desprezível você ter 4% deste mercado gigantesco. 4% é muita coisa. Com a Hercosul, a BRF está entrando no mercado pet. Resta torcermos para que o final seja feliz. Uma coisa é certa. O susto na sexta-feira foi grande. Basta olhar para a expressão do prefeito Martin durante videoconferência com representantes dos dois grupos.
VULTO
A Hercosul é a terceira empresa de Ivoti que é vendida para grupos de fora. A Laticínios Ivoti teve o desfecho que nesta coluna lembramos. A Calçados Dilly virou Dass e calçados não produz mais em Ivoti. Menos mal que restou aqui grande parte de algumas áreas da empresa. O calçado neste particular passou a ser produzido no nordeste e outras praças. Até aí também nenhuma novidade. Por isto a Hercosul se trata de uma novidade e só o futuro dirá se para Ivoti foi um bom ou mau negócio. Instalações como as da Hercosul não são obsoletas e ninguém vai ser louco de abandonar uma empresa como esta. Na pior das hipóteses devemos permanecer com a Hercosul aqui por vários anos ainda.
MISTÉRIO
Na verdade, a venda da Hercosul continua sendo um mistério, pois pouca coisa se sabe a respeito. Quase nada foi divulgada a não ser a transferência do controle de uma empresa para outra. Nos próximos dias se ficará sabendo de mais detalhes para satisfazer a curiosidade dos meros curiosos e das pessoas que se preocupam com o futuro do município como é o caso do prefeito.