Panela de Pressão
Ivoti: inauguração, negócios, aprovação, deputados, luneta
Raul Petry – colunistas@odiario.net
INAUGURAÇÃO
Inaugurou no final da tarde de ontem a Prana, uma empresa da área médica que se instalou na Rua São Leopoldo. A inauguração aconteceu no final da tarde de ontem. A Prana é uma clínica que oferece uma grande gama de procedimentos, desde acupuntura, biorressonância, pilates, endoscopia, neurologista, bem como ozonioterapia, clínico geral entre outras especialidades.
NEGÓCIOS
Em termos de negócios Ivoti vai muito bem. Quinze prédios em construção, empresas abrindo as portas, a Prefeitura iniciando a pavimentação de 33 ruas investindo 3,8 milhões, a geração de empregos positivo em 400 neste ano. São dados positivos que se repetem no país inteiro. A Covid deixou um rastro de destruição para trás, mas o pesadelo parece que está sendo superado. A perspectiva é de que a economia do país cresça cerca de 5 a 6% neste ano.
APROVAÇÃO
Ninguém de sã consciência é contra a pavimentação de ruas e o investimento de tanto dinheiro. No entanto, se olharmos para a arrecadação do município ainda é pouco. Se olharemos a arrecadação e o investimento em obras, se constata que este último perdeu muito de 30 anos para cá. Foi neste período que as outras esferas de governo quebraram e foram passando responsabilidades para os municípios. É claro que a saúde básica tem que ser feita pelos municípios. No entanto, com mais arrecadação e não os 15% do bolo de impostos. O grosso fica com a União. A educação também ficou cara, com um monte de penduricalhos que arrumaram para os municípios arcar. Hoje Saúde e Educação consomem quase 50% da maioria das Prefeituras. O que vai sobrar para obras. Quase nada.
DEPUTADOS
Em vez do dinheiro vir direto para os municípios comprar Vans, manter hospitais, pavimentar ruas, construir postos de saúde, isto é feito hoje em dia por deputados, que term verbas eleitoreiras para esta finalidade. É fácil ser deputado e se reeleger se você tem 15 milhões para destinar para municípios onde são votados. Por exemplo, se a participação dos municípios fosse de 30% em vez de apenas 15%, a Prefeitura de Ivoti teria 200 milhões em vez dos atuais 100 milhões. O que acham? Aí sim, haveria dinheiro para asfaltar todas as ruas do município, teria dinheiro para duplicar a Av.Castro Alves, haveria dinheiro para tantas obras que não temos nem ideia como seria a cidade. Mas não, 60% do dinheiro sai daqui e vai para Brasília. Aí um deputado pega as migalhas e destina para investir em Ivoti. É um passeio do dinheiro que não faz o menor sentido. E quem vai mudar isso? Percam as esperanças, o país não tem jeito.
LUNETA
A luneta que fica no Belvedere foi retirado para ser consertado. Quase sempre passo por ali desde que me exercito nas ruas mas nunca usei a luneta para apreciar a paisagem. Aliás, quando vão ser cortados os galhos que tapam a metade da vista do Buraco do Diabo.