Panela de Pressão
Ivoti: incentivo, mal alocado, aviários, maior, lentidão, boas intenções
Raul Petry – colunistas@odiario.net
INCENTIVO
A Prefeitura divulgou que foi lançado um programa de apoio a construção de aviários. Não sei do que se trata. O que sei é que a iniciativa já deveria ter sido feita há mais tempo. No entanto, menos mal que foi feita e nunca é tarde. Este é o típico dinheiro bem empregado, que gera retorno.
MAL ALOCADO
O que não dá retorno algum são investimentos mal feitos geralmente na área de pessoal. Todos os órgãos públicos trabalham com lotação acima do necessário na área de pessoal. É um mal crônico do país. O que gera prejuízos de bilhões por ano. Obras necessárias como a duplicação da BR-116 até Dois Irmãos não são feitas porque falta dinheiro. Estudo de órgão que se dedica a área dá conta que no serviço público como um todo, só seriam necessários 40% da arrecadação para dar o retorno para a população do que é feito hoje. Os outros 60% são roubados, desviados, mal alocados, o que dá prá imaginar.
AVIÁRIOS
Voltando aos aviários. Está de parabéns a administração municipal por esta iniciativa. Todas as iniciativas que visam gerar emprego e renda não são uma opção do administrador público, mas sim, uma obrigação. O PIB de Ivoti é de 900 milhões por ano. Desse valor 400 milhões são transferidos para o setor público. E perto de 100 milhões vão para os cofres da Prefeitura. E o incentivo aos aviários visa aumentar o orçamento do município. O valor dado em forma de incentivos deve retornar para os cofres públicos em pouco tempo. Daí ser uma medida inteligente.
MAIOR
O valor para esta finalidade deveria ser maior. Assim como os empresários investem quando descortinam uma oportunidade de serem bem-sucedidos, a Prefeitura tem que fazer o mesmo. Como é o caso dos aviários. O setor do agronegócio é o que mais cresce no Brasil. Dizem que o país poderá vir a ser o celeiro do mundo. E Ivoti não pode ficar de fora, mesmo tendo área territorial pequena. E a produção de alimentos como carnes também cresce muito. Aleluia!!!
LENTIDÃO
O que atrasa a vida de Ivoti é a lentidão histórica de nossas autoridades públicas. Eles não se mexem e, geralmente, quando se mexem, é com atraso. Uma vez aprovaram projeto para transformar a área industrial da 48 Alta em aviários, já que outras empresas não se instalaram. A iniciativa foi da Câmara Municipal. A ideia era boa, mas não saiu do papel. Vão ver agora lá na 48 Alta o que tem lá. Em vez de empresas ou aviários, só mato.
BOAS INTENÇÕES
De boas intenções o inferno está cheio. Entre a intenção e a prática vai uma distância muito grande. Se não tiver uma boa equipe para tocar o projeto nada vai acontecer. Se depender do prefeito, esquece. Ele não tem tempo para se preocupar com incentivos fiscais. Ele tem que ter uma ou duas pessoas para tocar o projeto de incentivos para a frente. Senão daqui a 5 anos, podem me cobrar que a 48 Alta ainda estará debaixo de mato.