Panela de Pressão

Ivoti: índice, cerveja, cachaça, um dia, abnegados e exemplo

19/04/2021 - 06h00min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

INDICE

Apareceu mais um índice que mede indicadores dos municípios. De 770 municípios brasileiros, Ivoti ficou em 97o lugar, mas o 2o no Rio Grande do Sul. Em primeiro lugar ficou Dois Irmãos. Os dois municípios estão de parabéns. Só que tem que se ter um pouco de cuidado quando sai um levantamento desses para ver primeiro qual é a fonte, se merece crédito ou não.

CERVEJA

Por exemplo, a Cervejaria Adoma ficou em segundo lugar como a melhor cerveja Pilsen do Brasil. Este concurso da Adoma é quente, realizado todos os anos em Blumenau e merece crédito. Se somarmos as premiações da Weber Haus, que recebe inclusive premiações internacionais, estamos bem na foto.

CACHAÇA

Por falar em Weber Haus, deve ser realizada uma Feira da Cachaça nos moldes das outras feiras promovidas pelo município. A iniciativa se baseia no fato de Ivoti ser um dos primeiros municípios do Brasil que mais tem marcas de cachaça registradas no governo. Isso merece destaque. E para incrementar mais o turismo municipal temos que criar alternativas para aumentar nosso turismo e o turismo de eventos é o que mais traz visitantes para o município. Infelizmente não temos alternativa para desenvolver o turismo em Ivoti a não ser investir no turismo de eventos.

UM DIA

Para mostrar tudo o que temos para um turista não precisa um dia inteiro. Não temos atrações. E o turista não vai ficar aqui consumindo ou se hospedando para tão pouco que temos para mostrar. Mas poderíamos desenvolver o turismo, mas, para tanto, seria necessário uma nova postura da administração pública, investindo realmente no turismo como uma fonte de renda. Entretanto, isto nunca foi feito profissionalmente. Nesta área somos amadores.

ABNEGADOS

O kerb estava morto e foi ressuscitado a partir da década de 90 graças a este colunista e meia dúzia de abnegados. O Poder Público sempre ficou assistindo de braços cruzados a evolução dos acontecimentos e no máximo só comparece quando é chamado para organizar e contribuir com verba. Se for para debater o futuro do turismo no município tem que mudar a mentalidade dos nossos administradores. Geralmente não se olha para esta atividade do futuro como se deveria.

EXEMPLO

Quando saiu a notícia de que Ivoti ficou entre os primeiros municípios do Brasil que mais registram marcas de cachaça, no mesmo dia tinha que ter sido dado start no setor que trabalha com o turismo para pensar numa maneira de transformar isso num produto capaz de entrar para o calendário municipal como fonte de atração de divisas. Mas não passou nem perto das cabeças que são responsáveis, nem tampouco de algum vereador ou autoridade do Executivo, nem de ninguém. Mas passou pela minha cabeça e se for olhado com carinho, poderemos ter uma festa da cachaça como mais um evento a trazer milhares de pessoas para a cidade, não só na data da realização da Feira da Cachaça, bem como em todos os fins de semana. A Weber Haus sozinha já traz muita gente.

Sair da versão mobile