Panela de Pressão
Ivoti: Ivoti100, consultoria, anseio, verdade
Raul Petry – colunistas@odiario.net
IVOTI100
Muitas coisas têm que ser conquistadas com luta, suor e lágrimas as vezes. A proposta que está em curso de projetar a cidade quando fizer 100 anos nasceu, porém, através de consenso de algumas pessoas preocupadas com o futuro da cidade. Os dois precursores, que tiveram a ideia inicial, foram Marcos Kern e Donato Dilly. Como se sabe, o esporte principal deles é andar de bike e foi numa dessas andanças de bike pela região que tiveram a ideia de trabalhar num projeto que indicasse como seria a Ivoti quando completasse 100 anos. Portanto, daqui a 43 anos. Como se sabe, Ivoti se emancipou em 1964 e hoje tem 57 anos de emancipação. A partir daquela primeira conversa entre os dois o grupo foi crescendo e envolveu também o prefeito e o vice-prefeito. Martin Kalkmann e Marcelo Frohlich começaram a participar ativamente em várias reuniões, até que o projeto ganhasse forma e atingisse o estágio atual.
CONSULTORIA
A partir de agora os trabalhos serão conduzidos por uma consultoria de Caxias do Sul. O prazo para a conclusão do projeto será de seis a sete meses e custará 190 mil reais. O Sicredi participará com 40 mil. Nenhum centavo do município será envolvido no projeto. Todo o financiamento do projeto será bancado pela iniciativa privada. Martin e Marcelo participarão como prefeito e vice e mais do que nunca como cidadãos comuns. A política partidária não terá vez. O movimento é político como tudo na vida. Nós fizemos política o dia inteiro. Há uma diferença muito grande entre política partidária e política que nós fizemos no dia a dia. É a comunidade que apresentará a proposta final sem envolvimento de nada que seja de coisa pública. A comunidade dirá como ela deseja que fosse a Ivoti quando completar 100 anos de existência.
ANSEIO
Há um anseio muito grande das pessoas em atrair turistas para Ivoti. O turismo é sempre algo muito charmoso e é verdade que se trata de uma indústria limpa e que todo mundo gosta. No entanto, estou curioso em saber quando a proposta estiver pronta o que o povo de Ivoti pensa com relação ao turismo Sinceramente não temos potencial turístico capaz de atrair turistas e mantê-los aqui por mais de 24 horas. Nosso grande atrativo turístico é o núcleo de casas de enxaimel que, juntamente a histórica Ponte do Imperador, formam um conjunto arquitetônico e paisagístico dos mais atraentes. E pensar que aquele local lindo e aconchegante quase foi para o chão há coisa de 20 anos.
VERDADE
O núcleo hoje é o coração de Ivoti na atração de turistas. Havia ali por volta do ano 2.000 umas 8 casas de enxaimel que se encontram no mesmo lugar hoje, com a diferença de terem sido remodeladas. Em 2.000 estavam prestes a desabar e não estavam prestes a desabar. Aí veio um dinheiro de fora para remodelar uma delas e a Câmara teve que votar o projeto de abertura de crédito suplementar. A maioria dos vereadores foram a favor, mas havia alguns que se colocaram radicalmente contrários a qualquer obra de restauração. O que seria de Ivoti hoje sem o núcleo.